Notícias

Núcleo de Oficinas Curro Velho abre cursos em parceria com Sectet, no mês de agosto

Inscrições online devem ser feitas até o próximo dia 3 de agosto e as aulas vão acontecer no período de 7 a 29 do mês no Curro Velho, das 16h às 18h
Por Álvaro Frota (FCP)
26/07/2023 10h59 - Atualizada em em 27/07/2023 12h48

A Fundação Cultural do Pará vai oferecer cursos de desenvolvimento de jogos e animação digital, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional Tecnológica (Sectet). As aulas vão acontecer no período de 7 a 29 de agosto no Curro Velho, das 16h às 18h. As inscrições devem ser feitas, obrigatoriamente, através de formulário virtual até o próximo dia 3.

Os cursos se voltam para pessoas maiores de 15 anos, com conhecimento básico de informática ou desenho digital. Para a oficina de animação, é requisitado também um portfólio. As inscrições serão confirmadas por e-mail até o dia 04/08/2023 para verificação do preenchimento dos pré-requisitos de participação solicitados.

"A SECTET entra como parceira da Fundação Cultural do Pará, cedendo equipamentos que possam instrumentalizar os participantes do Laboratório Maker, que terão ferramentas tecnológicas  que possam tornar possíveis aprofundamentos em oficinas de arte e tecnologia e isso é de grande importância para o nosso espaço e pra comunidade que atendemos", explica a coordenadora de Oficinas Culturais em exercício, Carla Evanovitch. 

"Para isso estamos construindo uma agenda do Lab Maker, com oficinas bem específicas. Para esses dois cursos de agosto, a proposta é realizar oficinas interligadas com animação e games, que possam produzir resultados mais elaborados. Em razão dessa parceria, iremos manter atividades permanentes, seguindo uma agenda paralela das demais atividades do Curro Velho", finalizou Carla.

Websérie de Animação - A proposta da oficina é produzir uma websérie de animação com episódios curtos. A elaboração dos projetos vão desde a produção do roteiro ao storyboard, efeitos sonoros, animatics e a animação. 

O instrutor Antônio Lobato será o responsável pela oficina. Atuando desde outubro de 2022, ele considera o curso como uma porta de entrada para jovens que gostam de desenhar e gostariam de seguir na profissão. “É uma forma de aprenderem como funciona a produção de uma série animada do começo ao fim e, com isso, continuarem seguindo o ramo e aprendendo muito mais pela frente”, disse.

Antônio também fala sobre o mercado de trabalho na área, principalmente no período pós-pandemia de Covid-19. “Muitas empresas tiveram que se adaptar ao trabalho home office e os estúdios de animação também. Graças a isso, muitos animadores de várias cidades do Brasil puderam trabalhar com os estúdios sem precisar ir para São Paulo, puderam trabalhar diretamente das suas casas. Aqui em Belém, um coletivo de animadores se juntaram para montar o próprio estúdio, a “Luzko Fuzko”, mostrando que cada vez mais esse mercado cresce”, explicou o instrutor.

A oficina oferece 10 vagas e carga horária de 30h para os inscritos com mais de 15 anos de idade, com conhecimento básico de informática e desenho, com apresentação de portfólio. Durante o curso, serão desenvolvidos os processos criativos e métodos de produção para a elaboração de websérie de animação 2D digital, com episódios de 45 a 60 segundos cada. 

Link para inscrição:  WEBSÉRIE DE ANIMAÇÃO (google.com)

Desenvolvimento de Jogos eletrônicos 2D

Segundo o instrutor Rafael Fernandes, a proposta da oficina é ensinar como criar jogos utilizando o Unity 2D, uma das mais poderosas ferramentas do mercado de desenvolvimento de jogos. “O aluno vai aprender a usar a linguagem de programação C#, o sistema de física e colisões, o sistema de animações, a integração de recursos da Unity Asset Store e ser capaz de desenvolver seus próprios projetos e jogos”, disse.

O instrutor comenta sobre o mercado de jogos eletrônicos, que movimenta bilhões de dólares por ano no Brasil e no mundo. A atuação na área permite, inclusive, o ingresso em setores como tecnologia, arte, design, música, entre outros. “Oferecer esse tipo de conhecimento para a comunidade é uma forma de contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico”, explicou Rafael.

“O desenvolvimento de jogos eletrônicos é uma atividade que estimula o raciocínio lógico, a criatividade, a resolução de problemas e a capacidade de trabalhar em equipe. Os jogos podem ser usados para educar, informar, divertir, conscientizar e inspirar as pessoas. É também uma área em constante crescimento e inovação, que oferece muitas oportunidades de carreira e empreendedorismo”, finalizou o instrutor.

Link para inscrição: DESENVOLVIMENTO DE JOGOS ELETRÔNICOS 2D (google.com)

Serviço

Laboratório Maker: Oficinas de animação e desenvolvimento de jogos

Inscrições: até 03/08

Realização: 07 a 29/08

Horário: 16h às 18h

Local: Curro Velho, Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287 - Telégrafo