A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Diretoria de Interação Cultural, promove o Concurso da Miss Caipira da Diversidade nesta quarta-feira (28), a partir das 19h. O evento conta com a participação de 50 misses de mais de 10 municípios do Estado. Além da programação, ocorrerão ações voltadas para o público LGBTQIA+ e público em geral.
O Arraial de Todos os Santos 2023 já reuniu mais de 80 mil pessoas, em mais de 20 dias de festejo. Um dos momentos mais esperados pelo público é, certamente, o concurso de quadrilhas que iniciou no dia 16 de junho. As misses se apresentam com seus grupos e dividem-se em três categorias: Caipira, Morena Cheirosa e Simpatia.
Além delas, há também as Misses Caipiras da Diversidade, que se apresentam no dia 28. O concurso, que anteriormente era chamado Miss Caipira Mix, é realizado há mais de 15 anos no Centur. Em 2023, bateu-se um recorde de participação, com mais de 60 inscrições e 50 vagas preenchidas.
A premiação das misses é de até três mil reais, sendo classificadas apenas as três primeiras colocadas. O concurso vai ser transmitido ao vivo pela TV Cultura que, em parceria com a Fundação Cultural do Pará, impulsiona a difusão da tradição junina para todo o Estado.
Paralelo ao concurso, a Fundação promove diversas ações voltadas para o segmento LGBTQIA+ e para o público em geral. A abertura do evento ocorre às 9h, com um discurso e roda de conversa sobre os direitos da comunidade. O encontro vai ter a presença da professora Luana Thomaz, a ativista Bárbara Caroline Oliveira e Ricardo Martins.
Ainda na praça do Centur estará ocorrendo a Feira de Empreendedores LGBT+, com venda de peças artesanais. Estará presente, também, o projeto Casulo, que atuará para auxiliar pessoas que não se identificam com o gênero com o qual nasceram. O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SESPA).
Na área da saúde, as ações estendem-se para triagens (pressão arterial e glicemia), clínica geral, palestras, vacinas e distribuição de kits dentais e preservativos.
No Centro de Eventos Ismael Nery (1° andar), serão oferecidos serviços de emissão de RG e certidão de nascimento, além de cadastro para alteração do registro civil para pessoas trans e para o "Minha Casa, Minha Vida".
O "Dia do Orgulho", comemorado no dia 28 de junho, tem o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à LGBTfobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero sexual.
Programação
9h - Discurso de abertura
9h30 - Roda de conversa sobre Cidadania, Direitos LGBT, roda de conversa com Luana Thomaz, Barbara Caroline Oliveira e Ricardo Martins
10h - Atrações culturais
19h - Concurso Estadual de Miss Caipira da Diversidade
Documentos necessários para emissão da carteira de identidade
- Certidão de nascimento (solteiro) ou casamento (casado) original;
- 02 (duas) fotos recentes 3x4;
- Comprovante de residência (preferencialmente, correspondência que chega pelos correios);
Documentos opcionais (se quiser inserir na identidade): CPF, PIS/PASEP, Cartão SUS, título de eleitor, CTPS, Carteira de reservista, Fator RH, CNH.
OBS: Menor de 16 anos deve estar acompanhado de Responsável (pai ou mãe), que deverá apresentar documento de identificação com foto.