Notícias

Fundação Cultural do Pará promove laboratório de Dramaturgia Circense

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 7 a 20 de junho de forma on-line. Para participar, os criadores-circenses interessados devem enviar uma carta de intenção dramatúrgica
Por Helena Saria (ASCOM)
07/06/2023 13h31 - Atualizada em em 07/06/2023 14h16

A Fundação Cultural do Pará (FCP) está com inscrições abertas, em Belém, para o laboratório "Poéticas da Dramaturgia Circense: um laboratório de Escriturgências", ministrado pelo artista-pesquisador Diocélio Barbosa, reconhecido nacionalmente por suas contribuições no campo das poéticas e dramaturgias circenses.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 7 a 20 de junho nesse link. A seleção dos participantes será realizada nos dias 21 e 22 de junho, e o resultado será divulgado em 24 de junho. Os selecionados deverão confirmar sua participação até às 13h do dia 26 de junho.

O laboratório terá início no dia 27 de junho, com aulas síncronas nos dias 27, 28 e 30 de junho, 4, 6, 7, 11 e 13 de julho, no horário das 19h às 22h. Além disso, serão oferecidas aulas de orientação assíncronas nos dias 28 de junho, 3, 5, 10 e 12 de julho, com horários a serem agendados. Serão disponibilizadas 25 horas/aula no total.

Para participar, os criadores-circenses interessados devem enviar uma carta de intenção dramatúrgica, com até 10 linhas, descrevendo o desejo pessoal em participar da experiência investigativa. O texto deve incluir informações sobre o espaço escolhido para desenvolver a prática, as materialidades a serem utilizadas como dispositivos para a criação, informações sobre o corpo do artista que ocupará a cena, além de mencionar um aspecto urgente e emergente que dialogue com a contemporaneidade.

O laboratório tem como objetivo explorar a pluralidade das estratégias de criações e composições dramatúrgicas nos circos contemporâneos. Vinte criadores serão selecionados para participar dessa experiência imersiva, na qual terão a oportunidade de conceber e criar uma escrita expandida circense inédita. O artista-pesquisador Diocélio Barbosa compartilhará os procedimentos desenvolvidos ao longo de sua pesquisa.

Dividido em dois eixos centrais de discussões, o laboratório aborda a tríade corpórea do CORPO-ESPAÇO, explorando conceitos como site-specific e ecoperformance, o CORPO-MATÉRIA, investigando as materialidades circenses, e o CORPO-PERFORMER, examinando a unidade relacional estabelecida entre os demais corpos dessa tríade. Além disso, serão abordadas as Escriturgências, dramaturgias que versam sobre o autobiográfico, o documentário e o político nos circos contemporâneos.

Perfil - Diocélio Barbosa é um artista paraibano com ampla experiência nas artes cênicas. Ator, palhaço, circense, diretor, dramaturgista, pesquisador, professor, curador e produtor cultural, Barbosa já desenvolveu trabalhos artísticos em diversos países, como Argentina, Chile, Portugal, México e França. Atualmente, é professor de doutoramento em Artes Cênicas na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui formação superior em Dramaturgia Circense pelo Centre National des Arts du Cirque - CNAC (França). Além disso, é fundador da Trupe Arlequin de Circo Teatro e coordena as atividades da produtora Arlequino Produções e do Festival Internacional Balaio Circense.

O instrutor Diocélio Barbosa, cuja pesquisa é sobre a Dramaturgia Autobiográfica nos Círculos Contemporâneos, é também doutorando e professor na Universidade Federal da Bahia.

“O curso é voltado justamente para analisar, refletir e desenvolver escrita sobre essas tendências contemporâneas no círculo da nossa região, do nosso país, e porque não dizer, mundial. É a questão de olhar para essas narrativas urgentes e emergentes que enveredam questão de raça, gênero, etnia, questões políticas, autobiográficas, tendências documentárias e sites específicos”, detalha.

O pesquisador explica que são vários os lugares que o circo está revisitando, de forma mais forte na contemporaneidade. “Então, além da técnica, da ludicidade, dessa imagem que envolve, quando se pensa em circo, existe também esse outro lado de trazer essas narrativas, essas questões para serem debatidas, discutidas, refletidas num picadeiro. É a primeira vez que eu desenvolvo um trabalho no Estado do Pará. Então, estou super motivado. E, para mim, é de grande importância essa parceria com a Fundação Cultural do Pará para a realização dessa oficina", declara.