Notícias

Fundação Cultural do Pará oferece workshop sobre Cultura, Infância e Vivência Artística

Curso será realizado de 12 a 17 de junho de 2023 de forma on-line e objetiva capacitar público especializado que trabalha com o público infantil
Por Helena Saria (ASCOM)
06/06/2023 13h51 - Atualizada em em 07/06/2023 11h27

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Casa das Artes e em parceria com a artista e gestora cultural Isabela Silveira, irá promover o workshop online "Cultura, Infância e Vivência Artística - reflexões para adultos que convivem com crianças". O evento tem como objetivo capacitar educadores, arte-educadores, gestores escolares e culturais, artistas e produtores que trabalham com o público infantil.

Com um total de 40 vagas ofertadas, o curso será realizado de 12 a 17 de junho de 2023, de 18h às 21h, com 18 horas destinadas às aulas síncronas e 2 horas para orientação assíncrona. Os pré-requisitos para participação incluíram experiência prévia na área cultural, devido à abordagem aprofundada do tema.

Essa é a primeira oficina on-line oferecida pela Coordenação de Artes Cênicas da Casa das Artes e as vagas para o workshop já foram preenchidas, mas estão previstas outras atividades remotas no futuro, com o intuito de ampliar ainda mais o alcance e promover a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da área cultural.

Isabela Silveira, instrutora do workshop, acumula experiência na Cultura da Infância, incluindo atuação como coordenadora geral do Espaço Xisto Bahia, em Salvador, onde desenvolveu projetos de capacitação de agentes culturais e educadores. Ela também integra o GT Nacional Cultura Infância, que envolve realizadores de todo o país.

Durante a formação, serão abordados diversos temas, como o papel da criança e da infância na sociedade contemporânea, a subalternização e posturas adultocêntricas naturalizadas, a importância da arte na formação do mundo e da cidadania, a mediação cultural e o reconhecimento das características do público infantil, além de cases de sucesso e a elaboração de um plano de atividades de mediação pré, durante e pós-evento. A carga horária total é de 20 horas.

A proposta é oferecer aos participantes instrumentos para atuarem de forma qualificada na formação do público infantil, utilizando produtos artístico-culturais como instrumentos de mediação da realidade. O resultado esperado é a produção de um plano de mediação cultural ou intervenção artística voltada para o público infantil.

“O eixo da proposta é o público compreender que as crianças não vivem em um vácuo social, ou seja, elas partilham conosco aqui e agora, hoje. Então, discutir como a cultura ajuda essas pessoas de menos idade a perceberem, sentirem, estarem no mundo atual é um pouco o nosso trabalho ao longo desses dias de curso. Produtos culturais como desenhos, filmes, brinquedos, peças, músicas, tudo isso vai nos informando sobre nossa vida em coletivo, de modo que é essencial refletir sobre o que ofertamos para as crianças, construindo pontes entre esses produtos e elas, mas, sobretudo, ajudando-as a compreenderem quais valores são desejáveis e quais são dispensáveis para vivermos melhor juntos, no presente e também no futuro”, conclui Isabela Silveira sobre a proposta da iniciativa.

Para Danilo Bracchi, coordenador de Artes Cênicas da FCP, a importância dessas atividades formativas on-line está na possibilidade de alcançar educadores e profissionais da área cultural em outras cidades do estado e até mesmo em outros estados e países. Ele ressalta que a Fundação Cultural do Pará busca expandir sua atuação e se tornar conhecida.

“Estamos observando um aumento na procura por workshops provenientes de diferentes cidades dentro do estado e a maneira mais rápida de atender essa demanda é por meio da oferta de oficinas on-line”, conclui o coordenador.