Notícias

FCP tem Workshop de Direção de Produção no Audiovisual, com Tayana Pinheiro

Produtora paraense abordará conteúdos para o aprimoramento de habilidades na área de produção cinematográfica
Por Helena Saria (ASCOM)
05/06/2023 14h34 - Atualizada em em 07/06/2023 11h44

A Fundação Cultural do Estado do Pará, por meio da Coordenação de Artes Visuais e Audiovisual, promove o workshop "Direção de Produção no Audiovisual" como parte do projeto "Laboratório de Aperfeiçoamento". O curso será ministrado pela renomada produtora paraense Tayana Pinheiro e busca aprimorar habilidades na área de produção audiovisual.

O período de pré-inscrição para o workshop vai até 8 de junho, pode ser feito nesse link, e os selecionados receberão confirmação, por e-mail, até o dia 9 de junho. É fundamental que os selecionados confirmem a presença até as 21h, do dia 10 de junho, para garantir a vaga, caso contrário, ela será disponibilizada para outro participante interessado.

O pré-requisito para participar do workshop é ter experiência, teórica ou prática, na área audiovisual. O curso oferecerá uma visão geral do trabalho do diretor de produção e da equipe em diferentes tipos de produções independentes, levando em consideração o cenário audiovisual paraense. Desde a análise do roteiro até a pré-produção, filmagem e fechamento, o curso abordará a interface do diretor de produção com outros chefes de departamento, combinando questões teóricas e práticas.

Durante o workshop, serão apresentados estudos de caso para que os participantes possam exercitar suas habilidades. O objetivo é estimular a criatividade, o poder de decisão, o trabalho em equipe, a dedicação e a determinação. Situações reais e obstáculos comuns encontrados na produção audiovisual também serão abordados, proporcionando aos participantes uma visão abrangente da área.

O evento será gratuito e emitirá certificados aos participantes. A carga horária total será de 20 horas, divididas entre os dias 12 e 16 de junho de 2023. O horário das aulas será das 9h às 12h30, no Auditório Alexandrino Moreira, localizado na Casa das Artes, na Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, ao lado da Basílica de Nazaré.

Tayana Pinheiro, a instrutora do workshop, é uma produtora paraense com formação em Produção Publicitária e Serviço Social. Ela possui vasta experiência na área e atualmente coordena a produção executiva das produtoras Clarté Filmes e Marahu Filmes. Além disso, Tayana conduz formações na área audiovisual, como o "Marahu Lab" e Territórios do Audiovisual. Em 2022, ela foi produtora executiva da websérie "Receitas da Floresta" e do curta-metragem "Cabana", contemplado pelo Edital FCP de Incentivo à Arte e Cultura. Tayana também está envolvida na produção de séries documentais, é associada à APAN e Conselheira Municipal de Políticas Culturais do município de Belém do Pará.