Notícias

Arraial de Todos os Santos 2023 começa neste sábado (3) com Revoada dos Pássaros

Fundação Cultural do Pará (FCP) abre festejos juninos com a participação de fazedores das culturas populares, oficialmente, às 17h, deste sábado
Por Manuela Oliveira (ASCOM)
05/06/2023 11h15 - Atualizada em em 05/06/2023 11h17

A Fundação Cultural do Pará (FCP) dará início, no amanhã (3), ao animado “Arraial de Todos os Santos 2023”, festividade junina que reúne fazedores das culturas populares de todo o Pará. A tradicional "Revoada dos Pássaros Juninos" abrirá oficialmente a programação cultural do Arraial 2023, às 17h, na Casa das Artes, ao lado da Basílica de Nazaré.

O cortejo de abertura da "Revoada dos Pássaros Juninos" vai contar com a participação de grupos composto por pessoas das comunidades de Outeiro, Icoaraci, Guamá e Telégrafo.  A Revoada acontece há muitos anos e, tradicionalmente, abre a programação do Arraial de Todos os Santos da Fundação. 

Esse ano a apresentação contará com a participação de todos os grupos de Pássaros Juninos e Cordões de Pássaros ou de Bichos da Região Metropolitana de Belém e ao longo da semana, na mesma ocasião, serão realizadas rodas de conversa sobre a cultura junina. Ainda está previsto, de 09 a 11 de junho, o Auto Junino, no Curro Velho. 

Tradição - O Arraial de Todos os Santos retorna em 2023 com uma programação especial para os amantes das festividades juninas. Realizado há 27 anos, o evento reúne público e fazedores de cultura em 30 dias de festa. A programação contará com apresentações de coletivos culturais, venda de comidas típicas, além de muita música da região amazônica. 

As festividades juninas têm grande importância, não apenas para a Fundação Cultural do Pará, mas para todo o Estado, uma vez que fomentam e diversificam a produção de cultura popular. Desde a sua inauguração, a FCP promove projetos voltados para o setor em seus mais diversos segmentos. 

A grande novidade deste ano é a parceria com a Funtelpa, que fará a transmissão das atividades também para o interior do Estado, reforçando o alcance da festividade para os municípios do Pará. Será realizado, também, o programa Sem Censura Pará, no dia 28 de junho, para falar sobre o concurso Miss Caipira da Diversidade, e sobre as atividades alusivas ao dia do orgulho LGBTQIA+. 

O XIX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, inicirá no Centur a partir do dia 16. A programação encerra no dia 2 de julho, quando serão anunciados os resultados das quadrilhas e misses vencedoras do edital. Além do concurso, que inclui as misses caipiras da diversidade e mirins, também haverá a performance do Folguedo Junino, com 60 grupos de cultura popular contratados a partir do edital de Credenciamento de Coletivos das Culturas Populares. Estão inclusos grupos de Carimbó, Parafolclóricos, Cordões de Pássaros e demais Bichos, Boi-Bumbá, Boi de Máscaras e Toada.

Este ano, em função de obra no Teatro Margarida Schivasappa, as apresentações de Pássaros serão realizadas no Teatro Waldemar Henrique, no período de 21 a 25 de junho. O teatro popular, como também é chamado, é uma das mais importantes expressões das culturas populares, uma vez que é uma manifestação genuinamente paraense. As apresentações trazem elementos amazônicos importantes, e personagens que retratam a nossa identidade cabocla, indígena, ribeirinha, urbana-periférica, colorida e muito, muito criativa.

Sua dramaturgia retrata a realidade sociocultural do nosso povo, com suas problemáticas cotidianas, especialmente as questões ambientais, quase sempre refletidas nos seus enredos, e tão necessárias no atual contexto paraense, amazônico e brasileiro. 

Serviço

Arraial de Todos os Santos 2023

03/06 – Revoada  – Casa das Artes;
09 a 11/06 – Auto Junino – Curro Velho; 
13 a 15/06 – Rodas de conversas sobre as Culturas Populares Juninas – Casa das Artes; 
16/06 a 02/07 – Arraial Junino no Centur – Sede da FCP; 
21 a 25/06 – Apresentação dos Pássaros e Cordões – Teatro Waldemar Henrique; 
28/06 – Concurso Miss Caipira da Diversidade - Sede da FCP; 
29/06 – Apuração do Concurso de Quadrilhas – 
Sede da FCP; 
01/07 – Premiação das Campeãs - Sede da FCP; 
02/07 – Encerramento com atrações no palco e grande roda de Carimbó - Sede da FCP.