Estado entrega brinquedoteca e mais de 800 livros à Biblioteca Municipal de Bujaru

A Fundação Cultural do Pará também capacitou profissionais visando dinamizar a leitura no município da RI Rio Capim
Por Manuela Oliveira (ASCOM)
18/05/2023 13h46

A Fundação Cultural do Pará (FCP) entregou na noite desta sexta-feira (12) mais de 800 livros para a Biblioteca Municipal Veríssimo de Paula Trindade, no município de Bujaru, na Região de Integração Rio Capim, nordeste paraense. A maior parte do acervo doado é de autores paraenses.

Além dos livros, a Fundação entregou a brinquedoteca totalmente equipada e capacitou profissionais para mediação e dinamização de leitura, e também para atuação na brinquedoteca, por meio das oficinas “As Brinquedotecas e suas Contribuições para o Brincar" e "Mediação e Dinamização da Leitura".

A FCP capacitou ainda profissionais para o trabalho com a agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, informou o presidente da FCP, Thiago Miranda.

A secretária do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Marinilde Barbosa, destacou a importância desse novo equipamento cultural. “No Rio Capim, esse novo vem para consolidar um conjunto de bibliotecas da região, já fortalecido por outros espaços. O trabalho que apoiamos é para fomentar e difundir a leitura em todo o Estado do Pará”, complementou.

O prefeito de Bujaru, Miguel Júnior, ressaltou a parceria com a FCP, dizendo que “hoje o sentimento é de gratidão com a inauguração dessa biblioteca, importante instrumento de educação e cultura. Já é um equipamento referência e muito moderno, com equipamentos de informática, por meio do qual a gente poder incentivar cada vez mais a leitura do nosso município, e o governo do Estado foi fundamental para esta realização”.

Zerar déficit - Atualmente, 111 municípios integram o sistema de bibliotecas públicas. Está entre as metas da FCP para os próximos dois anos zerar o déficit de bibliotecas nos municípios. “A biblioteca pública cumpre sua missão a partir do momento que ela democratiza seu acesso. Ela exerce um papel fundamental na cidadania, pois contribui para o índice de leitura do município”, frisou Thiago Miranda.

A Fundação Cultural atua com o compromisso de valorizar a literatura feita em todo o Pará, diante das várias expressões do multiculturalismo estadual. A FCP é idealizadora e parceira de iniciativas transformadoras na área da leitura e da literatura, fortalecendo instituições e valorizando o livro paraense, seja por meio de editais voltados ao fomento da produção, seja pelo fortalecimento de boas práticas, em espaços como escolas e bibliotecas, ou ainda pela promoção da circulação do livro. Todas essas ações garantem a formação de leitores das obras produzidas no Pará e a difusão da literatura brasileira.

“A biblioteca pública vive única e exclusivamente de gestão pública. E a nossa gestora pública maior no Pará se chama Fundação Cultural. Essa parceria é essencial porque nos dá suporte técnico. Nós ganhamos essa brinquedoteca, as capacitações, e consequente conhecimento, apoio, solidariedade, parceria, carinho. Eu só tenho a agradecer”, destacou a bibliotecária Elanir Fernandes, responsável pela Biblioteca Veríssimo Paulo da Trindade.