Notícias

Fundação Cultural do Pará recebe exposição “Permanência”, contemplada pelo Prêmio Branco de Melo 

Por Álvaro Frota (FCP)
17/05/2023 17h36

A Galeria Theodoro Braga, núcleo da Fundação Cultural do Pará, receberá a exposição “Permanência”, criação do artista gaúcho David Ceccon. A exibição ocorrerá nesta quinta-feira (18), às 19h, com entrada gratuita. As obras ficarão expostas pelo período de 19 de maio a 27 de junho, das 9h às 17h, de segunda a sexta. 

Um dos ganhadores do Prêmio Branco de Melo, “Permanência” é a primeira exposição de 2023 na Galeria Theodoro Braga. A obra é composta por uma série de trabalhos em pequeno formato que incluem gravura, cerâmica e objetos, que trazem em sua construção a sensibilidade e a vulnerabilidade como força frágil e ancestral que desestrutura a automatização cruel das relações, das violências e das apatias cotidianas.

O artista David Ceccon é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), artista multidisciplinar, sua prática artística explora as diferentes formas de entender os corpos, identidades e existências em um mundo globalizado pós-revolução digital.

David Ceccon diz que está ansioso pela expectativa de se conectar com o público que irá frequentar a exposição. “Que muitas pessoas interessadas pela arte, sejam elas artistas, pessoas que frequentam espaços culturais, ou pessoas que simplesmente tem interesse em cultura, possam conhecer meu trabalho, conhecer um pouco da arte que está sendo produzida no sul do Brasil, é um trabalho muito completo” explica o artista.

"Ter ganhado o Branco de Melo foi muito especial, é um prêmio que  possibilita trazer toda uma exposição individual, a gente sabe que nem sempre é fácil, não são tantas instituições que tem a iniciativa de incentivar artistas de outros lugares do Brasil", finaliza David Ceccon. 

Segundo Eliane Moura, técnica responsável pelo Edital Branco de Melo, o Prêmio é atualmente um dos principais fomentos em artes visuais do nosso estado, especialmente pela sua constância e permanência.  “A fundação opera com o edital desde 2009, mas a partir de 2019 que ele recebeu o nome Branco de Melo, em homenagem ao um grande artista da nossa cidade, e para mostrar o crescimento que o prêmio teve, em 2019, o valor para os artistas contemplados era de apenas 3 mil, e agora está para 25 mil, para o suporte do artista” destaca Eliane Moura.

O edital teve como objetivo ocupar as pautas das três galerias da Fundação Cultural do Pará, e a partir de outubro, já será possível inscrever projetos para a edição de 2024, que poderá incluir novos municípios do Pará. 

Texto escrito pela estagiária Jhullyele Santos/ Ascom FCP