Notícias

FCP realizará visitas técnicas em bibliotecas nas regiões do Guamá e do Rio Capim

Iniciativa objetiva conhecer de perto os projetos vencedores do Prêmio de Iniciativas Comunitárias em Andamento de Boas Práticas de Leitura
Por Álvaro Frota (FCP)
11/05/2023 12h37 - Atualizada em em 19/05/2023 14h33

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Diretoria de Leitura e Informação, inicia visitas técnicas aos projetos ganhadores do Prêmio de Iniciativas Comunitárias em Andamento de Boas Práticas de Leitura, a partir desta terça-feira, 9. A visitação começa nos programas de Igarapé-Açu, “Contar e Encantar” e “Frei Daniel de Samarate”. 

Na quinta-feira (11), será vistoriado o “Um Passo para Leitura”, em Ipixuna do Pará. A programação ocorrerá durante todo o mês de maio, até alcançar todos os projetos vencedores. A ação faz parte das tarefas de fiscalização e de controle dos atos da administração pública. 


A iniciativa cultural buscou modernizar e elevar a qualidade dos serviços em atividades de promoção da leitura no Pará e a valorização de pessoas físicas que desenvolvem projetos em comunidades. Ao todo, foram 21 programas contemplados com o valor de 20 mil reais. O resultado da premiação saiu no dia 4 de abril passado, no Diário Oficial do Estado (DOE). 

A secretária do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Marinilde Barbosa, diz que o principal objetivo da ida da Fundação "é ter a vivência do projetos vencedores em prática, com essa premiação é uma forma de valorizar esse trabalho que está sendo desenvolvido em todo Estado do Pará”, afirmou Marinilde.



Capacitação - De 16 a 19, dando continuidade ao programa Leitura Por Todo Pará, ainda vão ocorrer oficinas em Abaetetuba, na Biblioteca Pública Municipal Professora Miguellina Bitencourt de Araújo, com participação de profissionais da  Biblioteca Pública Municipal Dr. Firmo Cardoso, de Barcarena.

Na região de Caeté, estão previstas as oficinas “As brinquedotecas e suas contribuições para o brincar” e “Atando laços na formação do leitor”, com a presença de profissionais das Bibliotecas Públicas Municipais de Augusto Corrêa, Bragança e Capanema.

Texto: Jhullyele Dias ASCOM/ FCP