Notícias

Fundação Cultural lança Laboratório de Investigação e Experimentação em Artes

Inscrições começam nesta terça-feira, 9, aqui no site da Fundação e a programação é gratuita
Por Helena Saria (ASCOM)
09/05/2023 19h36 - Atualizada em em 09/05/2023 19h52

A Coordenação de Artes Visuais e Audiovisual da Casa das Artes está promovendo o Laboratório de Investigação e Experimentação em Artes, ministrado pelo servidor da FCP Márcio Lins, que também é pesquisador e professor da área. O curso tem como objetivo apresentar princípios da investigação em artes, com foco na percepção de processos experimentais em diversas expressões artísticas e registro de métodos de pesquisa para elaboração de obras e seus resultados. A inscrição pode ser feita por meio de link, acesse aqui

O Laboratório é gratuito e oferece certificado de participação, tendo carga horária de 10 horas e disponibilidade de 40 vagas. A pré-inscrição pode ser realizada a partir desta terça-feira, 9, até o dia 17, e os selecionados receberão a confirmação por e-mail no dia 18. A confirmação de presença dos selecionados deve ser realizada até dia 19.

Melissa Barbery, Coordenadora Artes Visuais e Audiovisual destaca a importância do laboratório, que debate sobre as diferenças entre pesquisa e produção em arte. Além disso, a servidora explica que o laboratório visa construir um pensamento sobre investigação e experimentação artística. “As oficinas virtuais permitem alcançar pessoas de outros municípios no estado do Pará. No futuro, o desejo é realizar ações híbridas que combinem momentos presenciais e outros online”, conclui.

O curso é destinado para artistas em geral, maiores de 18 anos e aborda temas como consciência do projeto enquanto pesquisa e experimentação, organização de tempo e custos para pesquisa, acompanhamento do processo artístico e elaboração de relatórios sobre o processo. Além disso, o Laboratório apresenta a relação entre a expectativa e a realidade do processo experimental e a apresentação do resultado final para o público.

As aulas serão realizadas de forma síncrona pelo Google Meet, cujo link será disponibilizado no e-mail de confirmação. Com o Laboratório de Investigação e Experimentação em Artes, a Coordenação de Artes Visuais e Audiovisual da Casa das Artes visa contribuir para a formação e aprimoramento de artistas em geral, promovendo a pesquisa e experimentação em diversas expressões artísticas.

Márcio Lins é artista visual, pesquisador em poéticas artísticas e doutorando em Artes pelo ppgartes/UFPA. Além disso, participou da elaboração e execução de várias edições do Edital de Pesquisa e Experimentação da FCP nos últimos anos, trazendo vasta experiência e conhecimento para o curso.