Notícias

Casa das Artes recebe workshop sobre “espaços de aprendizagem e sociodiversidade” no mês de maio

Por Álvaro Frota (FCP)
05/05/2023 08h03 - Atualizada em em 05/05/2023 11h02

Estão abertas as inscrições para o workshop “O reconhecimento da sociodiversidade por uma cultura de paz nos múltiplos espaços de aprendizagem”. A programação vai acontecer na Casa das Artes e vai ser ministrada pela renomada professora Lília Melo. Os interessados devem responder a um formulário online até o dia 10 deste mês, para serem confirmados, por e-mail ou whatsapp, até fim do dia 11. 

As aulas vão acontecer no período de 15 a 19 de maio, das 19h às 21h. O curso vai abordar sobre os instrumentos que facilitam o reconhecimento de espaços, formais ou informais, de aprendizagem e de sociodiversidade. O objetivo é contribuir com a noção de “Cultura da Paz”, além de construir a socialização de boas práticas que garantam as diferentes realidades dos sujeitos pertencentes a esses espaços. 

Podem participar do evento educadores e estudantes de licenciatura maiores de 18 anos. O curso oferece 20 vagas e carga horária de 10h. Caso o participante não confirme sua presença, sua vaga será dada a outro participante.

Segundo a professora Lilia Melo, a discussão sobre o tema precisa considerar a sociodiversidade dos espaços de ensino. “Nós estamos discutindo muito sobre essa questão das violências, sobre a questão das invasões, sobre tudo que tem acontecido, não somente em nosso estado, mas no Brasil e no mundo. Nós precisamos pensar um pouco sobre as esferas, as instâncias e o entendimento que nós temos sobre violência”, explicou.

A coordenadora de Artes Visuais e Audiovisual, Melissa Barbery, destaca o trabalho de Lilia. “Com o passar do tempo a sociedade redescobre e percebe os caminhos que apontam para onde andar. O workshop da professora Lilía vai buscar, no diálogo e na troca, a construção de uma vivência de afeto e aprendizagem, que pode ser aplicada em ações e espaços que vão embasar o caminho para uma sociedade que olhe para todos”.

“A importância desse evento é reconhecer e valorizar todos os espaços de ensino e aprendizagem, considerando o contexto das novas tecnologias de informação e comunicação”, finalizou a professora.

Lília Melo recebeu diversos prêmios por suas iniciativas, como o Prêmio de Melhor Professora do Brasil (2018), pelo MEC, e foi reconhecida como uma das 50 melhores educadoras do mundo pelo Global Teacher Prize 2020, o Nobel da Educação. Dentre os projetos, pode-se destacar o Cineclube TF, pelo qual a linguagem audiovisual foi utilizada como principal forma de ecoar a realidade do bairro da Terra Firme.


Serviço


Workshop “O reconhecimento da sociodiversidade por uma cultura de paz nos múltiplos espaços de aprendizagem”


Inscrições: 04/ a 10/05

Link: https://forms.gle/zgcvBTZK9rfaUF1YA

Período do Curso: 15/05 a 19/05/2023

Horário: 19h às 21h


Local: Casa das Artes - Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 - Nazaré (Ao lado da Basílica de Nazaré)