Ações de interiorização da FCP em abril alcançam mais de 10 municípios no Pará

Por Álvaro Frota (FCP)
28/04/2023 16h27 - Atualizada em em 02/05/2023 14h03

Com o objetivo de fomentar a leitura nos municípios interioranos, a Fundação Cultural do Pará promoveu diversas ações no mês de abril. Os programas "Leitura Por Todo Pará", "Caravana da Leitura" e "Expedição Literária" chegaram às regiões do Caeté, Carajás, Rio Capim e Araguaia. A meta é alcançar mais 15 municípios do Estado até o fim do ano.

A FCP tem por missão democratizar o acesso aos bens culturais e desenvolver atividades nas áreas de ensino, extensão, experimentação e pesquisa, de forma a promover o indivíduo como agente de sua própria cultura.

Leitura Por Todo Pará - Na região do Carajás, o programa passou por Marabá e entregou mais de quatro mil livros publicados por editoras paraenses. As entregas foram feitas em escolas de ensino infantil e fundamental, e foram repassados aos 43 núcleos de ensino do município.

Por meio da Secretaria Estadual de Bibliotecas Públicas, em parceria com a prefeitura de Tracuateua (Rio Caeté), foi inaugurada a Biblioteca Municipal Francisco de Paula Pinheiro. O município foi um dos beneficiados pelo edital de Cessão de Obras de Autores Paraenses, da FCP, e ganhou um acervo de livros regionais.

Ainda foram realizadas visitas técnicas para preparar futuros espaços de leitura na Região do Araguaia. O objetivo das visitas é reduzir o número de municípios sem bibliotecas.

"Aos poucos nós estamos conseguindo atingir nossa meta. Então nós estamos percorrendo essas agendas, para a gente conseguir, até final do ano, pelo menos inaugurar mais cinco espaços de bibliotecas", disse a Secretária do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

Caravana da Leitura - Nesse primeiro quadrimestre, o projeto alcançou sete municípios do Estado. Até o final do ano, o planejamento é chegar a 15 municípios e a mais cinco regiões de integração: Araguaia, Tapajós, Xingu e Baixo Amazonas. A importância da interiorização desenvolvida pela Coordenadoria de Promoção da Leitura (CPROL) segue o objetivo de  fomentar a cultura, o livro e a leitura no estado, fortalecendo também o processo educativo de nossos municípios.

Neste mês de abril o Caravana esteve presente em quatro municípios: Aurora do Pará, Ulianópolis, Paragominas, encerrando suas atividades em Marabá. A Caravana da Leitura tem em seu objetivo principal o fortalecimento das ações das bibliotecas públicas municipais, promoção do livro e leitura e contribuir na formação de leitores.

O Coordenador de Promoção da Leitura, Semias Araújo, avaliou que as ações tiveram resultados muito satisfatórios. "As expectativas foram superadas pois as bibliotecas públicas municipais parceiras foram extremamente ativas e organizadas em mobilizar o público participante, que foi em torno de 2.500, neste mês de abril, sempre consolidando a importância do papel das bibliotecas públicas", explicou.

Expedição Literária - A Diretoria de Leitura e Informação, por meio de suas coordenações, realizou atividades e projetos de fomento à leitura e qualificação de agentes em diversos municípios do Pará. Essas atividades envolveram qualificações e mediação de leitura, dinamização de espaços de biblioteca e feiras de livro, bem como a interação entre os segmentos da cultura.

O programa chegou ao município de Marabá com o objetivo de apoiar a produção cultural local, qualificando escritores e demais fazedores de cultura, e garantindo a circulação das produções bibliográficas locais.

“A cada mês a DLI realiza uma programação voltada para determinadas regiões de integração com a identificação dos municípios contemplados com essas atividades. A meta das ações é ampliar a participação dos fazedores de cultura locais, de uma forma que estejam conosco no planejamento e execução das ações”, explicou a Diretora de Leitura e Informação, Neila Garcês.

Segundo o Presidente da Fundação Cultural do Pará, “a FCP atua em âmbito estadual e seu compromisso é envolver os produtores culturais, escritores, professores e estudantes em todas as ações que realiza, fomentando e qualificando a cena cultural paraense e fortalecendo o segmento do livro, leitura e literatura de  nosso estado”, finalizou.