O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, anuncia o edital do XIX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas 2023. Os interessados podem se inscrever no período de 20 de abril a 03 de junho e devem escolher entre as cinco áreas culturais contempladas pelo certame. O edital visa promover a democratização do acesso aos recursos para fomentar bens e serviços artísticos, além de valorizar a produção da Cultura Popular.
O concurso vai premiar 57 propostas juninas, entre quadrilhas e misses. Para realizar a sua inscrição, o candidato deverá possuir uma conta Gmail para acessar o formulário e os anexos. O endereço eletrônico precisa ter o nome da quadrilha (Ex: quadrilhajuninachamegonaroca@gmail.com).
A Técnica e Coordenadora do Concurso de Quadrilhas, Elene Pinheiro, disse que o Arraial movimenta todas as áreas da cultura popular. “Para uma quadrilha se apresentar, ela precisa mandar fazer o traje, o sapato, os arranjos, e todos esses adereços tem sua própria equipe de criação. Então, isso envolve o trabalho de toda uma comunidade”, explicou.
Elene está coordenando o concurso deste ano e conta que sua expectativa para as inscrições são altas. “A gente acredita que a demanda por quadrilhas juninas deve aumentar bastante esse ano, principalmente em relação à categoria mirim. A nossa expectativa é a melhor possível, esperamos ter muito mais grupos inscritos nesta edição.
O presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda, ressalta que o Arraial é para todos. “Sabemos da tradição da quadrilha estadual - Arraial de Todos os Santos - e pretendemos engrandecê-lo cada vez mais. Fazer uma festa para a comunidade, para todas as idades. Em paralelo, estamos trabalhando em um edital para todo o Estado, a fim de abraçar nossos interiores e ,assim, estar cada ano mais presente por todo Pará”, finalizou.
Inscrições - As inscrições para as quadrilhas e misses devem ser feitas através de formulários online distintos. As informações sobre as formas de inscrição estão presentes no Anexo I do edital.
Público-alvo - Podem se inscrever os profissionais atuantes nas linguagens culturais de quadrilheiros, misses, marcadores, coreógrafos e estilistas. Pessoas Físicas podem inscrever propostas individualmente ou como representantes de grupos ou coletivos culturais não formalizados.
Para as Quadrilhas Juninas e Misses Mirins, a idade mínima é de sete anos completos e a idade máxima, 14 anos completos. Já nas Quadrilhas Juninas e Misses Adultas, a idade mínima é de 14 anos completos. As Misses Caipira da Diversidade precisam ter idade mínima de 18 anos.
Premiação - Na categoria de premiação coletiva, as Quadrilhas Adultas têm o prêmio de 20 mil reais, para cada uma das 20 melhores colocadas. Na categoria individual, o prêmio pode chegar até três mil reais.
Para inscrever sua QUADRILHA JUNINA, clique aqui
Para se inscrever como MISS CAIPIRA DA DIVERSIDADE, clique aqui
Acesse os anexos e o edital completo na aba de editais