A Fundação Cultural do Pará, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (SECTET), abre inscrições para o primeiro módulo do Amazon Maker. O projeto traz a ideia do “faça você mesmo”, onde se pode fabricar, construir, consertar e recriar objetos com auxílio das próprias mãos. O período de inscrições vai de 17 a 28 de abril, apenas para o curso de Informática Básica.
Os demais cursos oferecidos pelo Amazon Maker são de Programação e Robótica, Modelagem e Impressão 3D, que acontecerão em um segundo módulo. As aulas vão acontecer uma vez por semana nos espaços da Fundação: Centur, Casa das Artes, Casa da Linguagem e Curro Velho. Podem se inscrever adultos e adolescentes a partir de 14 anos.
Um dos idealizadores do projeto, o Prof. Yuri Vidal da UFPA diz que o Amazon Maker surge a partir da adaptação do mercado de trabalho aos meios tecnológicos, a qual ele chama de “revolução”. “Essa revolução diz respeito a um questionamento que as instituições de ensino devem fazer, sobre a maneira com que somos capazes de preparar o jovem para o mundo novo do trabalho”, explicou.
“Esse mundo do trabalho inclui programação, pensamento computacional, robótica, inteligência artificial, modelagem e impressão 3D. Falar de revolução significa explicar que um novo mundo se apresenta pra humanidade, da mesma maneira como vivemos na revolução industrial, e a humanidade se transformou”, disse o professor.
Seu parceiro no projeto, Prof. Oziel ressalta a importância dessa parceria com a Fundação Cultural do Pará. “A parceria vai assegurar e diversificar as diferentes formas de artes e aprendizados amplamente difundidos pela Fundação Cultural do Pará. Trabalhar e ensinar com o uso da tecnologia de uma forma mais lúdica, criando robôs e imprimindo peças em 3D, promovendo o bem estar social e cultural”, disse.
Os professores comentaram sobre os cursos terem alcançado um público além dos das escolas tecnológicas. “O Pará é um celeiro de oportunidades. Pessoas, para além daquelas matriculadas formalmente nas escolas tecnológicas, procuram ter, dentro dos equipamentos públicos, o acesso a esses laboratórios. E essa é, talvez, a maior importância do envolvimento da Fundação Cultural do Pará nesse projeto”, finalizou Yuri.
Inscrições - Cada espaço da Fundação vai ter seu próprio formulário de inscrição. Os interessados poderão escolher onde cursar, mas precisam ficar atentos para se inscreverem no lugar correto. As aulas já se iniciam no dia 2 de maio, com certificação de 30h e vagas para 19 pessoas.
Local: Biblioteca Pública Arthur Vianna
Horário: tarde
Clique aqui para se inscrever
Endereço: Centur, Avenida Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré
Local: Casa das Artes
Clique aqui para se inscrever
Endereço: Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 - Nazaré
Local: Casa da Linguagem
Horário: manhã (segunda e quarta) e tarde (terça e quinta)
Clique aqui para se inscrever
Endereço: Avenida Nazaré, 31 - Nazaré
Local: Curro Velho
Horário: manhã
Clique aqui para se inscrever
Endereço: Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287 - Telégrafo