Fundação Cultural do Pará capacita profissionais de biblioteca municipal em Tracuateua

Por Álvaro Frota (FCP)
13/04/2023 12h49 - Atualizada em em 13/04/2023 15h09

Biblioteca Municipal Francisco de Paula Pinheiro

A Prefeitura de Tracuateua, com o apoio da Fundação Cultural do Pará, inaugurou a Biblioteca Municipal Francisco de Paula Pinheiro nesta quarta-feira (12). Foi investido, com recurso próprio, em infraestrutura e equipamentos didáticos e tecnológicos. O município foi um dos beneficiados pelo edital de Cessão de Obras de Autores Paraenses, da FCP, e ganhou um acervo de livros regionais.

O objetivo do edital é ampliar o acervo utilizado nos espaços de leitura e promover a valorização da literatura e da história paraense. Além disso, o instrumento busca garantir o livre acesso à leitura e à informação em bibliotecas públicas municipais, escolares, hospitalares e casas de ressocialização prisionais.

A inauguração da biblioteca em Tracuateua aconteceu em parceria com a Fundação Cultural do Pará, que capacitou bibliotecários e padronizou o espaço. Por meio da Diretoria de Leitura e Informação e da Secretaria do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, a Fundação investiu em ações na área da leitura, com doações de kits de livros e um acervo para a brinquedoteca.

Sala com computadoresSegundo a Secretaria Municipal de Educação, a população recebeu a biblioteca de forma muito agradecida. "Com as visitas que começaram a ser feitas, percebemos que as pessoas já começaram a frequentar. No dia da abertura,  tivemos mais de 60 pessoas no espaço", disse o Secretário Elivan Padilha.

A Biblioteca Municipal Francisco de Paula Pinheiro possui um telecentro, equipado com sete computadores e dispõe de uma praça digital, destinada às pesquisas de alunos e frequentadores. O acesso aos equipamentos é totalmente gratuito. A Secretaria informa que está trabalhado em planos de ação para atender o público com uma programação cultural.

Fomento e capacitação - A Fundação Cultural do Pará esteve presente em todas as etapas de construção da Biblioteca. As obras foram acompanhadas pela Secretaria do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Marinilde Barbosa,  que está à frente da pasta, ressalta a necessidade de se manter o espaço "vivo". Ela explica que, após a inauguração,  estão previstas oficinas e workshops de capacitação aos profissionais da biblioteca e de educação.

"Nós teremos a formação ministrada por técnicos da FCP, como 'A Brinquedoteca e suas contribuições para o brincar' e o workshop 'Atando laços na formação do leitor', que faz parte do programa Leitura Por Todo Pará. O evento promove a reflexão à respeito da leitura, bem como o diálogo, a partir da experiência leitora", explicou Marinilde.

Após as capacitações, a Diretoria de Leitura e Informação promoveu a oficina de “Organização de Acervo” e está programando a oficina de “Automação de Bibliotecas”, parte do projeto Biblivre, o qual visa gerenciar a circulação do acervo, que envolve os processos de consulta e devolução dos materiais. Essa formação vai preparar bibliotecários e profissionais que atuam em salas de leitura.

O município de Tracuateua também investiu em ônibus para realizar trabalhos itinerantes, tendo como protagonista a Biblioteca Pública. Ainda esse ano, a Fundação Cultural do Pará, por meio da Coordenação de Promoção da Leitura, vai levar a Caravana da Leitura até a região do Rio Caeté, para orientar os profissionais como eles podem realizar esses trabalhos na comunidade.

A Diretora de Leitura e Informação Neila Garcês explica a engrenagem por trás das ações de promoção à leitura.  "São muitas etapas para garantir a promoção do livro, a formação do leitor, a qualificação de espaços de biblioteca e a bibliodiversidade. Primeiro, nós identificamos espaços de leitura, em especial, bibliotecas municipais. Na sequência, realizamos qualificações, acompanhadas pela Coordenação de Processamento Técnico, que realiza qualificações de formação de leitor e brinquedoteca".

"Depois, promovemos oficinas para profissionais que atuam em bibliotecas ou escolas. Esse é o ciclo de capacitação, que a gente chama de "Caminhos do Livro", além das atividades da Expedição Literária, na qual a gente leva combos de ações para os municípios". finalizou.