Cerca de 60 mil pessoas participaram na noite de terça-feira (04) das comemorações pelo aniversário dos 110 anos de emancipação do município de Marabá, na região Sudeste, completados em 05 de abril. Uma ampla programação foi organizada para comemorar a data. Um palco foi montado na VP 02, Folha 16, e por ele passaram atrações locais e nacionais, com shows para todos os públicos.
O governador Helder Barbalho, que cumpriu agenda de trabalho no município, entregando obras e recursos para famílias atingidas pelas enchentes, disse que estava “muito feliz em estar hoje aqui, em Marabá, nesta festa de 110 anos. Esta cidade é muito importante para nosso Estado, e para o nosso país, pois lidera as regiões Sul e Sudeste. Nossa ideia é estar cada vez mais próximos do município, e estamos trabalhando para isso. Estou muito fez em estar hoje aqui prestigiando esse momento”.
O governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP), promoveu uma agenda cultural alusiva à data, que incluiu a entrega de livros para escolas, shows do cantor sertanejo Zé Vaqueiro e de Xand Avião, e atrações artísticas da região. O encerramento ficou por conta da Dj Beea.
Núbia Martins e Naielly Vitória: show perfeitoNúbia Martins e Naielly Vitória, mãe e filha, disseram que “Marabá merece esse show especial. Afinal, são 110 anos de muita história linda. O show foi perfeito. O povo marabaense merece”.
“Hoje nós temos um grande show. São duas atrações nacionais que o nosso governador Helder, via Fundação Cultural, trouxe para Marabá, que está enriquecendo a nossa atração. A gente sabe que o turismo também é importante, é um fomento cultural, mas também é um fomento econômico para o nosso município. Portanto, estamos felizes com o aniversário da nossa cidade e com o governador, que nos ajudou a abrilhantar esta linda comemoração”, destacou o prefeito de Marabá, Sebastião (Tião) Miranda.
Os shows foram realizados na Nova Marabá, em um espaço amplo e seguro para a população. Também foi montado um grande esquema de segurança, com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e órgãos do município.
Solidariedade - Também faz parte da programação uma ação de solidariedade, que arrecada alimentos e roupas para famílias vulneráveis. Há postos de arrecadação na Diocese e Defesa Civil durante todos os dias de comemoração pelo aniversário. “Eu convido a todos para fazer parte dessa grande campanha. Eu sei que um quilo de alimento, às vezes, não faz diferença na sua casa, mas vai fazer pra aquele que vai receber esta doação. Assim, estamos celebrando com consciência”, destacou o presidente da FCP, Thiago Miranda.
A festa continua nesta quarta-feira (05) com café da manhã na orla “Encontro dos Rios”, no bairro pioneiro do município. Haverá apresentação musical, em parceria com a Fundação Casa da Cultura de Marabá. As 09 h será lançada a pedra fundamental da Usina da Paz, no Bairro Independência, com a presença do governador Helder Barbalho. A UsiPaz é um complexo de cidadania do Governo do Pará. A Usina de Marabá será a terceira da região Sudeste, juntando-se às UsiPaz de Parauapebas e Canaã dos Carajás.
À noite será realizado ainda o Sarau da Lua Cheia, as 19 h, com a participação de poetas, escritores e músicos de Marabá. O evento é organizado pela Associação dos Escritores do Sul e Sudeste do Pará e as Academias de Letras da região. Uma celebração cultural com música, teatro, poesia e contos.
Alegria - A programação cultural prossegue durante o mês, com outras atividades em parceria com a Fundação Cultural do Pará.
Taynara Alves e Saulo David Maciel, moradores de MarabáPara Taynara Alves e Saulo David Maciel, moradores de Marabá, a comemoração pelo aniversário do município foi um marco, após os anos de pandemia de Covid-19 e isolamento. “Nossa cidade precisava dessa alegria pós-pandemia. Passamos um período bem difícil, pois Marabá é o centro de outras cidades, e com isso o isolamento era redobrado. Esse show foi, e está sendo, um recomeço do novo normal. Nossa cidade necessitava dessa alegria; o povo clamava por atrações nacionais. Nossa cidade merecia”, afirmaram.