Notícias

Fundação Cultural do Pará divulga lista de selecionados no edital de Iniciativas Comunitárias em Boas Práticas de Leitura

Por Álvaro Frota (FCP)
04/04/2023 15h02 - Atualizada em em 12/04/2023 14h26

O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, torna público o resultado final dos selecionados para o Prêmio de Iniciativas Comunitárias em Andamento de Boas Práticas de Leitura. Ao todo, foram aprovadas 21 propostas de iniciativas culturais que busquem modernizar e qualificar os serviços em projetos de promoção da leitura no Pará. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira.

Dos classificados, oito foram da região de integração do Guajará, e 13, das demais regiões. O concurso teve o objetivo de reconhecer e estimular iniciativas culturais que estão sendo realizadas por pessoas físicas em comunidades paraenses de forma fixa ou itinerante. Cada projeto receberá o valor de 20 mil reais.

Após o pagamento da premiação, a Fundação Cultural do Pará, por meio da Coordenadoria do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, vai fazer a visitação dos projetos que irão compor o banco de boas práticas. A ação faz parte das políticas públicas para fortalecer a leitura no Estado, efetivadas pelo edital de Iniciativas Comunitárias.

A Secretária do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Marinilde Barbosa, explica que o concurso valoriza  pessoas físicas que desenvolvem projetos de leitura em comunidades. "Foi uma oportunidade da gente realmente conhecer essas práticas de leitura que são desenvolvidas, na maioria das vezes, com recursos próprios. Então, o Governo do Estado está implementando políticas públicas para o fortalecimento da leitura e esse reconhecimento vem através deste edital”, disse.

“Essas iniciativas com certeza podem ser viabilizadas, ter uma troca de experiências, nos espaços de leitura por todo o estado do Pará, seja nas nossas bibliotecas públicas municipais seja em biblioteca de escolas. Essas iniciativas geralmente são pensadas por professores, profissionais formados na área da pedagogia ou que desenvolvem o trabalho em prol das suas comunidades”, finalizou Marinilde.

Confira a lista de classificados e selecionados, clicando aqui.