Fundação Cultural do Pará entrega kits de livros para escolas de Marabá

Por Manuela Oliveira (ASCOM)
04/04/2023 14h58 - Atualizada em em 05/04/2023 13h47

O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP), entregou exemplares de livros para escolas de ensino fundamental, em Marabá, no sudeste do Pará. A entrega dos kits foi voltada para o público-alvo dessa primeira etapa da ação e iniciou na última quarta-feira (4) na escola Martinho Motta, na Folha 27, e pela tarde, na escola Arco-Íris, localizada na Morada Nova. A iniciativa faz parte do projeto "Leitura Por Todo Pará" e integra a agenda de aniversário de 110 anos de Marabá.

“Fico muito feliz em saber que nossa biblioteca está reformada e cheia de livros novos. Acho que a leitura é muito importante, pois contribui para a nossa formação escolar. Também fico feliz em saber que agora temos livros de autores paraenses”, declarou a aluna Helen Sousa, da escola Martinho Motta, ao saber que a biblioteca da sua escola agora conta muitos títulos novos.

Foram entregues livros de histórias, didáticos, para pintar e colorir, além de literatura infantil de maneira geral.  Ao todo, serão distribuídos cerca de 4.300 exemplares para os 43 núcleos de educação. O Leitura Por Todo Pará é uma das ações de interiorização da Fundação, que há mais de 15 anos democratiza o acesso à cultura nos municípios do Estado. As doações vão compor o acervo de bibliotecas, hospitais e centros de informação dos interiores.

“A grande importância dessas ações é a democratização do acesso ao conhecimento e cultura para todos os cantos do nosso Estado. São formas de também se levar aos municípios das demais Regiões de Integração conhecimento e cultura, uma das formas de amenizar um processo de concentração dos recursos, que historicamente têm favorecido Belém e a Região Metropolitana.”, informa o presidente da FCP, Thiago Miranda.

Interiorização - Em abril, ainda estão previstas as inaugurações de bibliotecas no nordeste paraense. A ação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas tem como objetivo fomentar, preservar e difundir os bens culturais em todos os 144 municípios do Estado. No total, somando outros municípios que também receberam os livros, a ação da FCP vai somar mais de 8 mil exemplares entregues nesta edição.

“A gente agradece ao nosso governador Helder, que via Fundação Cultural do Pará, nos traz esse projeto. Acho que é muito importante a presença da Fundação aqui porque dá atenção ao interior também. O Governo se faz presente entre nós por meio do Leitura Por Todo Pará, trazendo livros para as escolas e creches, o que considero de extrema relevância porque as pessoas têm que ler mais, estão muito focadas no celular e esquecem da leitura que nos proporciona conhecimento e educação. Então, agradeço também a presença da Fundação nessa área das bibliotecas”, destacou na oportunidade de entrega dos livros, o prefeito de Marabá, Tião Miranda.

A Fundação Cultural do Pará tem por missão fomentar, preservar e difundir os bens culturais, assegurando o acesso às formas de linguagem de arte e ofício e o desenvolvimento das artes em geral mediante atividades nas áreas de ensino, extensão, experimentação e pesquisa, de forma a promover o homem como agente de sua própria cultura. É sediada em Belém e com alcance a todas as regiões do Estado.

Marinilde Barbosa, servidora da Fundação Cultural do Pará, Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas os projetos de interiorização são prioridade na atual gestão: “O leitura por todo o Pará é uma ação inserida no programa Cultura do governo do Estado, que visa a ampliação do acervo nos espaços de leitura, promovendo a literatura infantil paraense, bem como garantido a democratização do acesso à leitura. É uma ação muito importante para eles e para nós, que fornecemos, principalmente pela carência desse tipo de material nessas regiões”.

A FCP trabalha fundamentada em quatro diretrizes de incentivo à cultura: Formação, mediante cursos e oficinas de iniciação e aprofundamento em arte e ofício, sob diversas linguagens artísticas; Leitura e informação, por meio de cursos e programações voltados à universalização do acesso à leitura, às bibliotecas e aos suportes de registro da informação; Incentivo à cultura, na forma de editais, prêmios, leis de incentivo e linhas de financiamento para as diversas esferas de pesquisa, prática e produção da arte e do ofício em diferentes linguagens artísticas e socioculturais, e Programações e eventos, com extensa e diversificada programação artístico-cultural desenvolvida em seus prédios e espaços – teatros, cinemas, galerias, auditórios e praças internas.

“Além de Marabá a proposta é levar livros para as doze regiões do Pará. Temos adquirido uma grande quantidade de livros, principalmente dentro da área de literatura paraense. Temos também ações, como organização e inauguração de bibliotecas, para onde levamos os kits para distribuir. Portanto, em breve também levaremos as ações para outras Regiões de Integração do nosso Estado, pois é interesse desta entidade promover o protagonismo de sua gente e o fortalecimento da identidade cultural do Pará”, informa o presidente.