Fundação Cultural leva "Expedição Literária" para São Caetano de Odivelas

Projeto promove a valorização da cultura do Pará em suas diferentes manifestações e busca alcançar a sociedade em todas as regiões do estado
Por Manuela Oliveira (ASCOM)
30/03/2023 11h23

A ‘Expedição Literária’, projeto de valorização da cultura regional que leva ações de formação de multiplicadores da área cultural e economia criativa, fomento à leitura e promoção do livro e da literatura paraense, chegará a São Caetano de Odivelas, nesta quinta (30) e sexta-feira (31).

O projeto, realizado pela Fundação Cultural do Pará (FCP), valoriza o conceito de pertencimento e garante a apropriação do bem público cultural para todos. Envolve um conjunto de ações que promovem um contato mais apurado com a cultura paraense e oportunizam elevação social e progresso tanto financeiro, quanto imaterial e social.

O presidente da FCP, Thiago Miranda, destaca a importância da interiorização das ações que promovem capital cultural a jovens e adultos paraenses:

"A proposta da Expedição Literária, além de democratizar o acesso aos projetos listados na missão institucional desta FCP, também deve garantir o protagonismo dos agentes culturais das regiões por onde passa. Portanto, em breve também estaremos levando as ações da Expedição para outras Regiões de Integração do nosso Estado, pois é interesse desta entidade promover o protagonismo de sua gente e o fortalecimento da identidade cultural do Pará”, definiu.

Interiorização - O projeto é levado a vários municípios do Pará, por meio do deslocamento de uma equipe multidisciplinar aos locais em que atua. Assim, a "Expedição Literária" promove a valorização da cultura do Pará em suas diferentes manifestações e busca alcançar a sociedade in loco, atuando para reduzir as distâncias entre as cidades paraenses e os bens culturais que compõem a cultura regional.

Em seu quinto ano de existência, o projeto já alcançou sete regiões de integração, tendo contado com a participação de profissionais das cidades por onde passa. Entre a proposta da iniciativa está a de planejamento com a presença do município não apenas na condição de receptor das atividades, mas também como curador do projeto, uma vez que é realizada a escuta da comunidade e da equipe gestora na formatação das etapas, o que garante uma presença ativa da sociedade local na realização das atividades.

“Trazer as atividades da Fundação Cultural do Pará, principalmente ligadas à leitura e a informação para os municípios é essencial para valorizar a nossa cultura. O principal benefício é a apreensão de capital cultural, que possibilita a mobilidade social. Essas qualificações, inclusive, para técnicos em educação, que também são desenvolvedores de cultura local, promovem um contato mais apurado com a cultura paraense e traz uma possibilidade maior de elevação social, progresso tanto financeiro, quanto imaterial e social”, destaca o coordenador da ‘Expedição Literária’, o sociólogo David Passinho.

Nesse mês de março, a Expedição também já esteve Santa Izabel do Pará, nos dias 27 e 28 de março, com ampla programação. O próximo município a receber o projeto será Marabá, entre os dias 17 e 20 de abril.