Para incentivar, fortalecer e premiar propostas de teatro, dança, circo, artes musicais, diversidade cultural e transformação social, a Fundação Cultural do Pará (FCP) lança hoje, 21, o edital Cultura Livre. O valor destinado às propostas é de dois milhões e duzentos mil de reais, e tem como proposta incentivar as artes em todos os municípios do Pará, destinando 40% dos prêmios a candidatos da Região de Integração do Guajará (Metropolitana), e 60%, aos candidatos das demais regiões.
O Edital Cultura Livre é a nova versão do edital Pauta Livre e tem como objeto a oferta de pautas em espaços da FCP (Teatro Margarida Schivasappa e Praça do Povo), nas Uzinas da Paz e muitos outros espaços, públicos e privados existentes nos municípios paraenses, além de possibilitar o mapeamento da oferta de equipamentos culturais por todo Pará.
Podem participar do edital: artistas, produtores culturais, arte-educadores, entre outros profissionais atuantes nas linguagens artísticas e culturais descritas no edital, que tenham residência fixa comprovadamente no Estado do Pará e com idade igual ou superior a 18 anos. As inscrições devem ser realizadas a partir de hoje, até 05 de maio.
“Este ano serão contemplados projetos nas diversas linguagens e expressões. A grane importância desse edital é a democratização do acesso aos bens culturais e artísticos no Estado, promovendo um maior equilíbrio na distribuição dos recursos culturais. Para se ter uma ideia, 40% dos recursos e vagas serão destinados à Região Metropolitana, e 60% para aos municípios das demais Regiões de Integração, corrigindo um processo de concentração dos recursos, que historicamente têm favorecido Belém e a Região Metropolitana”, informa o presidente da FCP, Thiago Miranda.
Thiago Miranda, presidente da Fundação Cultural do Pará
Fomento - Até o ano passado eram apenas 20 propostas com o montante de recursos no valor de 300 mil reais, exclusivamente em espaços da FCP, em Belém. Este ano, serão destinados 2.200.000,00, contemplando 205 propostas artísticas e culturais e diversos espaços, não apenas aqueles tradicionalmente destinados a apresentações, como teatros e outros equipamentos, mas também contemplando projetos que podem ser apresentados em escolas, anfiteatros, praças e muitos outros.
O candidato deverá preencher todos os campos dos anexos do edital e demais documentos que deverão ser perfeitamente legíveis. As inscrições devem ser realizadas a partir de hoje (21), até 05 de maio, por meio de formulário virtual no link: https://forms.gle/8RutkqJFr4Np9LqA9.
“Além da oferta gratuita da pauta nos espaços da FCP e Usinas, o edital oferece um valor para produção da proposta e fortalecimento dos equipamentos mediante locação de espaços pelo Estado. Além dos benefícios diretos, outros podem ser gerados com o edital, como o fortalecimento da economia criativa, a formação de redes de compartilhamento, articulando agentes públicos, privados e a sociedade civil por meio de arranjos locais”, avalia o presidente.
Período de inscrições: de 21/03 até 05/05
Dúvidas, ligue para (91) 3202-4339 ou envie um e-mail para: culturalivrefcp@gmail.com