Notícias

Fundação Cultural do Pará lança edital voltado para as artes cênicas

Inscrições são gratuitas e online, e estarão abertas de 20 de março a 3 de maio deste ano, para oportunidades de acesso a espaços culturais
Por Álvaro Frota (FCP)
20/03/2023 16h42 - Atualizada em em 28/03/2023 14h21

O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, lançou o edital Tamba-Tajá, voltado para as artes cênicas. Serão premiadas até 19 propostas, individuais ou coletivas, para a utilização do Teatro Experimental Waldemar Henrique e de outros espaços culturais localizados nas demais Regiões de Integração do Pará. O certame foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (20).

As inscrições serão exclusivamente online, através de formulário, e estarão abertas de 20 de março a 3 de maio deste ano. O edital, que visa dar oportunidade de acesso aos espaços culturais para artistas cênicos, contará com premiação total de 403 mil reais. Este edital destina-se a artistas, grupos e/ ou coletivos residentes no Estado do Pará, entre outros profissionais atuantes nas linguagens cênicas.

As áreas contempladas serão dança, circo e teatro, divididas em três categorias de premiação. Lembrando que, para realizar a inscrição, o candidato deverá possuir uma conta Gmail para acessar o formulário e enviar anexos. Demais informações, tais como anexos e regras para inscrição, podem ser obtidas através do edital.

Segundo a Diretoria de Interação Cultural, o edital retomará o projeto Pauta Residência, que já foi desenvolvido no espaço e é voltado para a experimentação artística de grupos com a intenção de formação de plateia para temporadas mais longas, realizadas por grupos locais. E, para atender as demandas dos grupos do estado, a categoria Arte em Cena permitirá aos grupos que se apresentem em espaços culturais nos seus próprios municípios. 

"Optamos pelas inscrições totalmente on line para que os grupos do interior do estado tenham mais acesso aos editais da FCP e não haja a necessidade de inscrição presencial", informou a diretoria.

Waldemar Henrique foi pianista, maestro e compositor de algumas das mais belas canções do repertório lírico brasileiro. Tamba-tajá, uma das suas composições mais expressivas, faz parte do chamado Ciclo das Lendas Amazônicas, que possui, no total, onze números. Sua inspiração veio da lenda da planta homônima, a qual era vista como um amuleto do amor para as populações ribeirinhas. 

Acesse o edital, clicando aqui

PERÍODO DE INSCRIÇÃO ATUALIZADO

Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui

Dúvidas sobre o edital devem ser tiradas pelo e-mail editais.tewh@gmail.com

Anexos do edital:

PROPOSTA ARTISTICA E CULTURAL

PORTFÓLIO ARTÍSTICO

DECLARAÇÃO DE ANUÊNCIA DO COLETIVO CULTURAL

AUTODECLARAÇÃO DO CANDIDATO

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE RECURSO

DECLARAÇÃO DE TERCEIRO PARA COMPROVAÇÃO DE RESIDÊNCIA

MINUTA DO CONTRATO ADMINISTRATIVO A SER FIRMADO

MEMORIAL DE APRESENTAÇÃOEXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA

CRONOGRAMA DE PAUTAS

DESCRIÇÃO DOS ESPAÇOS E EQUIPAMENTOS DISPONIVEIS