Casa das Artes exibe filmes produzidos através do Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura

Por Álvaro Frota (FCP)
16/03/2023 14h41 - Atualizada em em 16/03/2023 15h27

A Casa das Artes, espaço da Fundação Cultural do Pará, vai promover a Mostra Pulsar, do dia 23 a 25 de março. O projeto vai contar com uma seleção de filmes viabilizados pelo Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura em 2022. A homenagem deste ano será ao produtor Afonso Gallindo, que faleceu no dia 11 de janeiro.

Na abertura da mostra, será exibido o documentário “Negro no Pará”, dirigido por Gallindo quando ele foi coordenador do Núcleo de Produção Digital, atual Casa das Artes. Os filmes do cineasta não fazem parte do Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura. Ao todo, serão oito atrações distribuídas nos dias de exibição. Os documentários retratam a cultura popular amazônica, assim como a relação de seu povo com a natureza.

Veja algumas das sinopses:

Negro no Pará - Baseado na obra do pesquisador Vicente Salles, esse documentário  traz depoimentos de remanescentes de quilombos de Pitimandeua, pesquisadores, artistas e integrantes do movimento negro.

O Boi-Bumbá de Salvaterra e suas Comunidades Quilombolas - Mestre Damasceno nos guia até outros Mestres, Amos e Madrinhas de Bois-Bumbás de Salvaterra-Marajó, no Estado do Pará. Conversamos com as famílias responsáveis, com moradores do município e vivenciamos o folguedo popular

O Rio Que Me Falou - Cleide Vasconcelos é cantora, compositora e liderança comunitária do Quilombola de Arapemã, na região do baixo Tapajós. A música a acompanha no seu cotidiano, tornando-se uma ferramenta importante de narrativa sobre sua vivência ribeirinha, na luta por seu território e nas relações que constrói junto à sua família e companheiras de movimento social.

Entre Rios e Memórias - Projeto faz compilado de histórias e saberes de Mestres de Marabá por meio de um documentário com cinco episódios.

Mangues, Mundus - O filme mostra também a singularidade do estuário paraense, apresentando paisagens atlânticas pouco conhecidas quando se pensa na Amazônia. O estado do Pará concentra a maior faixa contínua de manguezais do mundo — fundamental para o equilíbrio ecológico planetário.

QUINTA 23/03

Homenagem ao Cineasta e Jornalista Afonso Gallindo

1- Negro no Pará

2 - Cuia