Notícias

Fundação Cultural do Pará retoma ações da Caravana da Leitura em 2023

Entre março e abril, a iniciativa passará pelas regiões do Araguaia, do Rio Capim e Carajás, em municípios como Tucumã, Ourilândia e Xinguara
Por Álvaro Frota (FCP)
10/03/2023 17h17 - Atualizada em em 10/03/2023 17h43

O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, dá continuidade às atividades da Caravana da Leitura nos meses de março e abril. O objetivo é incentivar o hábito da leitura entre crianças e jovens dos municípios interioranos.  A ação é promovida pela Diretoria de Leitura e Informação, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação.

Esse ano, a Caravana completa 16 anos de existência e passará pelas regiões do Araguaia, do Rio Capim e Carajás. No dia 13 de março, a Fundação vai visitar o município de Tucumã, seguido pelo município de Ourilândia, nos dias 15 e 16, e Xinguara, nos dias 16 e 17. No mês de abril, a Caravana vai passar pelos municípios de Aurora do Pará, Ulianópolis, Paragominas e Marabá.

As atividades promovidas serão teatrais, além de contação de histórias e gincanas. Desde a sua criação, o projeto já atendeu as 12 regiões de integração do Pará, levando ações de promoção da leitura até 101 municípios do estado e alcançando um total de 226.780 atendimentos. 

De acordo com o técnico em gestão cultural, Semias Araújo, a meta de 2023 é atender pelo menos 20 municípios. “O objetivo maior é intensificar as ações, dando prioridade aos municípios que o projeto nunca chegou”, ressaltou.

Semias também destaca o impacto que o projeto tem nas comunidades visitadas. “A integração das crianças e dos jovens com as ações desenvolvidas é um retorno muito positivo para a equipe, já que traz o resultado desse trabalho de disseminar a literatura de forma mais lúdica”, disse o técnico.

A Diretora de Leitura e Informação Neila Garcês destaca que o projeto é muito demandado pela sociedade. “Nossa missão é levar o fomento à leitura, por meio de atividades lúdicas voltadas ao público infantojuvenil, além de qualificações para mediadores de leitura”, explicou.

“Embora a gente pense na Caravana como atividade pontual, ela tem uma natureza itinerante, porque ela passa por todas as regiões do estado. A gente tem visto que ao longo desses quinze anos de existência, sementes foram plantadas, ao ponto de a gente identificar outros projetos de fomento à leitura derivados dessa prática”, destacou a coordenadora.

Atividades 

 –  Apresentação Orvil e sua Turma;

 –  Espetáculo de teatro de bonecos “Uma Surpresa para Orvil”;

 –  Sessões de Contação de Histórias;

 –  Gincana literária;

 –  Espetáculo de teatro de bonecos “O Apanhador de Açaí & a Casinha do Tatu”.


Datas e locais

13/03 – Tucumã (Araguaia)

14 e 15/03 – Ourilândia (Araguaia)

16 e 17/03 – Xinguara (Araguaia)

10/04 – Aurora do Pará (Rio Capim)

11 e 12/04 – Ulianópolis (Rio Capim)

13 e 14/04 – Paragominas  (Rio Capim)

25 a 27/04  – Marabá (Carajás)