Notícias

Fundação Cultural, Secult e Sebrae unem esforços para promover a cultura paraense

Os três órgãos formaram um grupo de trabalho para elaborar projetos que valorizem a cultura de todas as regiões do Pará
Por Álvaro Frota (FCP)
08/03/2023 15h48

A Fundação Cultural do Pará (FCP), a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) organizaram um grupo de trabalho destinado ações de fomento à cultura paraense. A primeira reunião do GT ocorreu nesta terça-feira (07), na sede do Sebrae, em Belém.

“Esta foi nossa primeira reunião, na qual já delineamos muitos projetos juntos. Tivemos uma sinergia muito grande. Os três órgãos viram que juntos podem produzir muito mais. Trouxemos um calendário belíssimo para a cultura, que pode ser trabalhado vezes três, ou seja, expandir não só o tamanho, mas também para todo o Estado do Pará”, informou  o presidente da FCP, Thiago Miranda.

O principal objetivo do grupo de trabalho voltado à cultura é planejar novas ações e eventos para fomentar o empreendedorismo e a produção cultural na capital do Pará e nos demais  municípios, oportunizando o acesso às formas de linguagem de arte e ofício, e o desenvolvimento das manifestações artísticas para todos.

“O Sebrae olha qualquer fazedor de cultura como um empresário e, dessa forma, nós estamos aqui vendo possibilidades, inclusive de abertura de mercado. Assim, o principal objetivo é fazer essa pessoa ganhar dinheiro, que faça recursos pro sustento e, se nós, como Sebrae, conseguirmos junto com a Fundação Cultural do Pará e com a Secretaria organizarmos todo esse processo, sem dúvida nenhuma esse artista que nós enxergamos como empresário da cultura vai ter resultados muito melhores”, disse Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

Interiorização - Um dos pontos discutidos na reunião foi levar esse trabalho para além da Região Metropolitana de Belém, alcançando as demais regiões, como Marajó e Carajás. “Essa transversalidade também com outras ações do governo, com atividades que precisam promover cada vez mais esse fortalecimento da economia da cultura e da arte, quando a gente senta pra dialogar percebemos que nós já estamos fazendo juntos, e nós temos a capacidade de fazer muito mais. Então, é juntar capacidades, juntar experiências, juntar equipes e visões que são complementares, e fazer com que essa junção torne as políticas públicas muito mais efetivas”, frisou  a secretária de Cultura, Úrsula Vidal.

A Fundação tem por missão fomentar, preservar e difundir os bens culturais, assegurando o acesso às formas de linguagem de arte e ofício, e o desenvolvimento das artes em geral, mediante atividades nas áreas de ensino, extensão, experimentação e pesquisa, de forma a promover o homem como agente de sua própria cultura.

A FCP trabalha fundamentada em quatro diretrizes de incentivo à cultura: Formação, mediante cursos e oficinas de iniciação e aprofundamento em arte e ofício, sob diversas linguagens artísticas; Leitura e informação, por meio de cursos e programações voltados à universalização do acesso à leitura, às bibliotecas e aos suportes de registro da informação; Incentivo à cultura, na forma de editais, prêmios, leis de incentivo e linhas de financiamento para as diversas esferas de pesquisa, prática e produção da arte e do ofício em diferentes linguagens artísticas e socioculturais, e Programações e eventos, com extensa e diversificada programação artístico-cultural desenvolvida em seus prédios e espaços – teatros, cinemas, galerias, auditórios e praças internas.

Texto escrito por Manuela Oliveira