Notícias

Fundação Cultural do Pará incentiva cultura nas regionais por meio de pacote de editais

Por Álvaro Frota (FCP)
06/03/2023 18h12

O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, já lançou mais de 9 editais voltados para diversas áreas da cultura.  Estão previstos, pelo menos, mais seis certames para serem divulgados ainda esse ano. O pacote faz parte do programa #CulturaPará, lançado em dezembro de 2022. 

O objetivo do pacote de editais é valorizar artistas do Estado, através do acesso às galerias de arte e aos espaços da Fundação Cultural do Pará. Serão exibidos mostras de dança, teatro e música, além de exposições de obras de pintura e artesanato. Os editais mais recentes foram voltados para projetos audiovisuais na Casa das Artes e no Cine Líbero Luxardo.

Os prêmios de Bibliotecas Comunitárias, Branco de Melo e FCP de Incentivo à Arte e à Cultura já encerraram suas inscrições no início do ano. O primeiro busca premiar propostas de modernização e qualificação de serviços em projetos de promoção de leitura no Estado do Pará. Os demais têm o objetivo de dar acesso aos espaços da Fundação para exposição de obras. 

Esse ano também já foi lançado o edital de Obras Literárias e de Não-Ficção, que divulgará 63 obras inéditas e escritas em língua portuguesa, como romances, dramaturgia, cultura popular e gastronomia. A Fundação também tem concurso para artistas iniciantes, o Prêmio Novos Contemporâneos, que reconhece e incentiva a produção artística emergente nas diferentes regiões da Amazônia Paraense.

Para os projetos audiovisuais, os principais editais são o Mergulho FCP 2023, com ocupação na Casa das Artes, e o 1º Festival de Cinema Açaí, que exibirá mostras no Cine Líbero Luxardo. Além desses, a Fundação já lançou certame voltado para pesquisa artística, o Prêmio FCP de Pesquisa e Experimentação Artística, o qual tem como objetivo incentivar a investigação e a experimentação artística inédita de práticas e poéticas contemporâneas existentes nas diferentes regiões do território da Amazônia paraense.

O Presidente da Fundação Cultural do Pará Thiago Miranda fez um convite ao público, destacando a importância dos editais. “Nós incentivamos e fomentamos a cultura nas doze regiões do Pará. Chegaremos a quinze editais até o fim deste ano e a gente convida a todos que quiserem participar a acompanharem nosso trabalho”, disse.

Todas as informações sobre os editais do pacote #CulturaPará podem ser encontrados no site da Fundação Cultural do Pará na aba de editais.