Fundação Cultural do Pará lança edital de produção audiovisual para o Cine Líbero Luxardo

Por Álvaro Frota (FCP)
02/03/2023 09h10 - Atualizada em em 09/03/2023 13h58

O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, divulga o edital do 1º Festival de Cinema Açaí. As inscrições começam a partir de primeiro de março e vão até o dia 29 de abril. O objetivo do certame é fortalecer a produção audiovisual no âmbito regional e nacional.  A informação foi publicada no Diário Oficial desta manhã.

O Festival está previsto para ocorrer no período de 01 a 09 de agosto. O edital ainda pretende promover a formação de novas plateias, disponibilizando acesso gratuito às produções. As obras contempladas no edital ficarão licenciadas para exibição pelo prazo de dois anos, para serem exibidas em eventos da Fundação ou na programação do Cine Líbero Luxardo, bem como na plataforma da Sala Virtual.

Serão premiadas até 36 produções audiovisuais, divididas nas categorias de curta, média e longa-metragem. As criações precisam ser inéditas, de qualquer gênero e formato. Obras disponibilizadas e exibidas dentro de programações presenciais e online de mostras, festivais, exibições especiais, com tempo diminuto e determinado, estão aptas a se inscreverem.

Para o técnico em gestão cultural João Cirilo, "mais do que um evento que premia produções audiovisuais nacionais, o edital vai permitir o licenciamento de exibição desses conteúdos, aproximando-os do público paraense, que passarão a ter acesso  a tais produções”.

“A gente fica muito feliz em poder ajudar no incentivo à cultura, à produção em todos os valores artísticos do nosso estado. Esperamos dar o pontapé no segundo semestre já com essa grande novidade, que terá mais de R$ 360 mil em incentivo”, explicou o presidente da Fundação Cultural do Pará Thiago Miranda.

Para a inscrição, as obras devem estar dispostas nas plataformas como Youtube, Vimeo, provedores de aplicação de conteúdo público, em formato digital, com a indicação do endereço internet (link) no formulário de inscrição. Todas e quaisquer dúvidas serão tiradas, exclusivamente, através do e-mail acaifestivalfcp@gmail.com.

Confira o edital completo, clicando aqui

Acesse o link de inscrição, clicando aqui

EXTRATO DO EDITAL