FCP trabalha no fortalecimento de sistemas de cultura das doze regiões do Pará

Projeto da Fundação visa capacitar dirigentes, gestores e técnicos culturais para a criação e a implementação dos sistemas municipais de cultura nos municípios paraenses
Por Álvaro Frota (FCP)
01/03/2023 13h52 - Atualizada em em 01/03/2023 16h02

Para fomentar a cultura em todas as regiões do estado do Pará, a Fundação Cultural do Pará (FCP) promoverá a capacitação de gestores e técnicos culturais das diversas regiões paraenses. Essa foi a pauta da reunião realizada entre representantes de associações dos municípios e o presidente da Fundação, Thiago Miranda, na tarde da última terça-feira (28), na sede da Fundação, em Belém.

Durante o encontro foi discutido o projeto "Workshop de Adesão, Implementação e Fortalecimento dos Sistemas Municipais de Cultura". A iniciativa objetiva capacitar dirigentes, gestores e técnicos culturais para a criação e a implementação dos sistemas municipais de cultura em diversos municípios paraenses.

“Sabemos a importância de levar a Fundação Cultural para todo nosso estado e faremos dessa nossa principal bandeira. Daí a importância dessa reunião com todas essas associações representadas por esse consórcio para ser o elo entre a Instituição e todas as comunidades regionais”, avalia o presidente da FCP, Thiago Miranda.

A iniciativa é fruto da parceria entre a FCP e a Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (AMAT) e Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônicas (AMUT), Associação dos Municípios da Calha Norte (AMUCAN) e Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM), além da Associação dos Municípios do Nordeste Paraense (MUNEP) e da Consórcio Integrado dos Municípios Paraenses (COIMP).

Fomento - Como a política da nova gestão da Fundação é fomentar a cultura em todas as regiões do Pará, o projeto será levado para as doze regiões paraenses. Dessa forma, as associações e consórcios estão envolvidos do projeto. O Workshop contará com a presença de técnicos em gestão cultural da FCP, que capacitarão representantes dos órgãos de cultura das regiões sobre as ferramentas necessárias para a implantação efetiva dos sistemas municipais.

O projeto está previsto para ser realizado em abril, e podem participar dele prefeitos e secretários de Cultura dos municípios, assim como os técnicos e gestores culturais do Estado.

Para a assessora de educação e cultura da AMUT, Raimunda Mascarenhas, a importância dessa parceria está na possibilidade de atender a todos municípios, mesmo os mais distantes. A expectativa é que haja uma participação efetiva dos fazedores de cultura dos diversos municípios. “Nós buscamos atender todos os municípios com essa parceria, então, esperamos que entes das regionais participem para que possamos fortalecer cada vez mais a cultura na nossa região e no nosso estado", avalia.