Notícias

Carnaval das "Crias do Curro Velho" atrai novos foliões e renova tradição de brincar

Por Álvaro Frota (FCP)
11/02/2023 14h55

O carnaval das Crias do Curro foi realizado na manhã deste sábado (11). As nove alas do bloco saíram da Praça Brasil em direção ao Curro Velho, levando festa às ruas e reunindo foliões de toda parte. Mais de 500 pessoas estiveram presentes na festa desse ano, dentre crianças, jovens e adultos. 

Mas essa festividade não atrai apenas os moradores da Vila da Barca. Além dos veteranos, o carnaval chamou a atenção de muita gente que nunca teve contato com as Crias antes. Na primeira hora de concentração, dezenas de pessoas já haviam se reunido na Praça para esperar o desfile sair. 

Thaisse fez parte da ala dos palhaços e nunca tinha participado de nenhuma folia do Curro. Ela conta que foi convidada por um amigo a fazer parte da festa. "Eu nunca tinha participado, nem conhecia o Curro Velho e estou adorando", disse. 

As Crias deram destaque, também, para a ala da inclusão. Cadeirantes, pessoas com Síndrome de Down e com Transtorno do Espectro Autista estiveram presentes. Esse ano, Débora Cardoso foi escolhida como porta-bandeira, a primeira vez de uma cadeirante.

Gabriela passou o desfile todo acompanhando as crianças com Síndrome de Down. Ela conta que descobriu o Curro Velho por acaso e tem se sentido muito feliz de auxiliar os professores das Crias. "Eu tô achando muito bacana essa experiência, sabe? Eu pretendo ficar pra sempre!", revelou. 

Há 32 anos, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Crias do Curro Velho traz samba-enredos voltados ao meio ambiente, cidadania e patrimônio, além de questões sociais. O tema desse ano foi "Brincar e Encantar: Preservar a Memória do Nosso Lugar", em homenagem às crianças e às brincadeiras de rua.