Notícias

Biblioteca Arthur Vianna realiza 9ª edição da Semana do Quadrinho Nacional

Por Álvaro Frota (FCP)
23/01/2023 17h38

A Biblioteca Pública Arthur Vianna, espaço da Fundação Cultural do Pará, vai promover a 9ª Semana do Quadrinho Nacional entre os dias 30 de janeiro e 04 de fevereiro. O projeto acontece desde 2015 e marca as comemorações do Dia do Quadrinho Nacional,  celebrado em 30 de janeiro. Nesta edição, a programação contará com bate-papos, workshops, Feira de Histórias em Quadrinhos, Beco dos Artistas e lançamentos de publicações recentes com sessão de autógrafos e encontros com autores.

O objetivo do evento é dar destaque para os quadrinhos produzidos no Brasil,  especialmente no Pará, e valorizar a HQ como linguagem e forma de expressão artística. Assim, a proposta é oferecer ao público informação e entretenimento, além de estimular a leitura e produção das histórias em quadrinhos. 

Por isso, os workshops e as atividades educativas devem abordar diferentes etapas do processo de criação de uma HQ, como técnicas, temáticas, estratégias mais relevantes de mercado e produção, bem como o estímulo da criatividade e ludicidade.

Já a Feira de HQs e o Beco dos Artistas são espaços para a comercialização e troca de publicações e trabalhos entre leitores, colecionadores e produtores. A intenção é  exibir as produções que se destacam no cenário local e promover o contato entre produtores e público. Dessa maneira, a Feira é direcionada para a venda de quadrinhos e artigos geek diversos. E o Beco, que acontecerá no dia 04 de fevereiro, é para os autores comercializarem suas próprias produções.

Além disso,  a programação também irá homenagear o artista paraense Cleyson Oliveira, falecido em 2023, que esteve presente em diferentes edições do projeto. Durante o evento, o público poderá conferir uma exposição de quadrinhos e ilustrações do artista e um bate-papo com o Coletivo Capivara Astronauta, do qual Cleyson era integrante.

História do evento

Em Belém, o Dia do Quadrinho Nacional foi comemorado pela primeira vez na Casa da Linguagem, outro espaço cultural gerenciado pela FCP, em 1992. Na época, a proposta foi feita por um grupo de quadrinhos local chamado "Ponto de Fuga”, que também participou da organização do evento. Atualmente, a data é celebrada por quadrinistas e entusiastas do gênero e se tornou um evento regular da Fundação Cultural do Pará.

Ao longo de oito anos, diversos temas foram abordados nas edições da Semana do Quadrinho Nacional. Desde questões relacionadas à produção, linguagem e mercado até pesquisas acadêmicas sobre quadrinhos e temas atuais, como a representatividade negra e feminina nas HQs. 

A professora e ilustradora Mandy Barros participou das últimas quatro edições do projeto e, no ano de 2022, além de ministrar um workshop de editorial de quadrinhos, teve sua ilustração selecionada para ser a arte do cartaz do evento. 

Para a artista, a Semana do Quadrinho Nacional é um momento de troca sobre as produções regionais e nacionais. “Nessa semana temos o encontro com um público diverso, de leitores a aspirantes à produção. E ao possibilitar isso, fortalecemos o potencial de nossas narrativas e plantamos sementes para futuros profissionais e leitores”, destacou Mandy.

A quadrinista também ressalta que a programação também oferece a chance de aprender sobre o tema. “É principalmente um local de encontros e muito aprendizado. Vemos o que está surgindo de novas produções paraenses, apoiamos projetos iniciantes, ensinamos sobre os quadrinhos e vemos ali reunidos passado, presente e futuro”, disse.

Na edição de 2023, Mandy Barros irá ministrar o Workshop de Quadrinhos Amazônicos nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro.

Inscrições para o Beco dos Artistas e a Feira de Quadrinhos

As inscrições para o Beco dos Artistas e a Feira de Quadrinhos podem ser realizadas gratuitamente até o dia 27 de janeiro, basta preencher os formulários virtuais disponíveis nos links acima. A lista dos artistas e expositores selecionados será divulgada no dia 28, nas redes sociais da FCP e da Biblioteca, ou informada pelo e-mail cadastrado. Para esclarecer dúvidas adicionais, estão disponíveis o telefone (91) 3202-4336 e o e-mail: programacaoculturalbpav@gmail.com

Serviço

9ª Semana do Quadrinho Nacional

Data: 30 de janeiro a 04 de fevereiro

Local: Biblioteca Pública Arthur Vianna, sede da Fundação Cultural do Pará – Avenida Gentil Bittencourt, 650, bairro Nazaré.

Para conferir a programação completa desta edição,  acesse o link