A Biblioteca Pública Arthur Vianna, localizada no Centur, sediará a exposição “Calendários do Japão - O mundo mágico da cultura japonesa” entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro. A mostra, promovida pelo Consulado do Japão em Belém e a Fundação Japão em parceria com a Fundação Cultural do Pará, ficará aberta à visitação gratuita das 9h às 18h.
Os calendários, que ficarão expostos no terceiro andar da biblioteca, retratam temas variados como a arte, paisagem e arquitetura japonesas. Além disso, o público poderá participar de uma oficina de origami que será ministrada nos dias 18 e 26 de janeiro e 9 de fevereiro, das 10h às 11h30, também com entrada franca.
O calendário faz parte da história mundial há bastante tempo. No Japão, o início da produção de calendários impressos foi na década de 1880. Mais tarde, foi introduzido o calendário diário em forma de livreto e em 1931 foi fundada a cooperativa de calendário na cidade japonesa de Osaka.
Porém, foi somente a partir de 1949 que o formato atual de calendário mensal com fotos tornou-se popular no Japão. Hoje, as empresas distribuem aos clientes grandes variedades de calendários que também são uma fonte de divulgação das paisagens e da cultura japonesa.
Ao final do evento, todos os calendários expostos serão sorteados entre as pessoas que preencherem a enquete sobre a mostra.
Serviço
Exposição de Calendários do Japão
Data: 18 de janeiro a 17 de fevereiro
Horário: 09h às 18h
Local: Hall de entrada da Biblioteca Arthur Vianna, no 3º andar da Fundação Cultural do
Pará, Av. Gentil Bittencourt, nº650 – Belém, PA.