Curro Velho reúne mais de 200 alunos durante os espetáculos do Auto de Natal

Por Kalylle Isse (FCP)
16/12/2022 23h44 - Atualizada em em 16/12/2022 23h56

Nesta sexta-feira (16), o Núcleo Curro Velho, localizado no bairro do Telégrafo, em Belém, deu início a programação do Auto de Natal. A primeira noite de festividades contou com os espetáculos “Folia dos Navegantes” e “Te Conto no Natal”, o show de Mariza Black, entre outras atrações.

O evento reuniu mais de 200 alunos, entre crianças e adolescentes, que participaram das oficinas de iniciação artística promovidas pelo Núcleo no segundo semestre de 2022. As apresentações, divididas em três noites, trazem o resultado do ciclo natalino e marcam o encerramento das atividades do espaço neste ano.

Jorge Cunha, coordenador de iniciação artística do Curro Velho, explica que o Auto de Natal ocorre todos os anos e sempre apresenta um tema diferente, com roteiros, trilhas sonoras e cenários inéditos.

Segundo Jorge, o evento é fundamental para a integração social e cultural dos alunos. “O Auto de Natal é importante à medida que levanta a autoestima dessa garotada. Tanto que a gente procura trabalhar, dentro da temática, assuntos relacionados às questões sociais, ao comportamento, meio ambiente e os espaços que os alunos moram”, ressalta.

José Maria Bezerra, responsável pelo roteiro e direção musical de “Folia dos Navegantes”, conta que a montagem do espetáculo foi desafiadora para a equipe de instrutores e profissionais do Curro. “É um desafio muito grande trabalhar com duzentas crianças e compor para esse corpo todo”, afirma.

José compôs todas as músicas do espetáculo e adaptou o roteiro junto com a diretora teatral Adriana Cruz, para que assim os personagens ganhassem sentido.

Jennifer Soares ministra oficinas de dança no Curro Velho há sete anos. De acordo com a instrutora, que coreografou a apresentação “Te Conto no Natal”, iniciativas como essa são importantes para promover o diálogo com a diversidade, trazendo estilos variados de dança e reunindo artistas da comunidade.

“É muito importante fazer esse intercâmbio cultural, reunir a arte no espetáculo, mostrando para esses meninos a potência que eles têm”, destaca.

É a primeira vez que o estudante Leandro Santos, de 16 anos, participa das oficinas artísticas do Núcleo. O aluno destaca que se apresentar no espetáculo “Te Conto no Natal” foi uma experiência motivadora, já que a montagem dele foi realizada em apenas 12 dias.

“Estou muito satisfeito com a nossa entrega. Um espetáculo desse, que tem em média 3 meses de montagem, ter sido feito em praticamente 10 dias pra mim é uma superação”, ressalta.

A programação do Auto de Natal segue até o próximo domingo (18), oferecendo ao público espetáculos de teatro, dança e técnicas circenses, bem como shows de artistas paraenses.