Município de Colares promove 1ª Mostra de Arte em Cerâmica no mês de dezembro

Por Kalylle Isse (FCP)
06/12/2022 13h33

No período de 10 a 16 de dezembro, a partir das 16h, será realizada a 1ª Mostra de Arte em Cerâmica: Tesouros da Ilha de Colares, na orla do município paraense localizado às margens da baía do Marajó. O evento, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Colares por meio da Secretaria de Cultura, fará parte das festividades do Círio de Nossa Senhora do Rosário, que ocorrerá na cidade no próximo domingo (11).

A mostra é gratuita e contará com obras produzidas por artesãos locais, bem como pelos moradores da Ilha de Colares, que participaram das oficinas de cerâmica promovidas pelo professor Fernando de Pádua em outubro. O projeto, vencedor do Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura, edital da Fundação Cultural do Pará, tem como objetivo estimular a produção de bens culturais a partir de práticas sustentáveis baseadas na economia comunitária.

As oficinas, que aconteceram na Secretaria Municipal de Cultura, tiveram cerca de 20 alunos e buscaram disseminar saberes práticos; como o beneficiamento da argila, a identificação de pontos para coleta de matéria-prima e os processos de limpeza, modelagem, polimento e queima.

De acordo com o criador da mostra, Fernando de Pádua, o projeto também estimulou a Secretaria de Cultura a realizar uma Feira de Artesanato, no mesmo período, que agora fará parte do calendário oficial do município durante as festividades do Círio de Colares.

1ª Mostra de Arte em Cerâmica: Tesouros da Ilha de Colares

Data: 10 a 16/12

Local: Orla do município de Colares, Rua do Rosário, Centro - Pará.