Notícias

Documentário sobre povo indígena estreia na Casa de Memória Transxingu

Por Álvaro Frota (FCP)
29/11/2022 17h51

O longa-metragem “Iriri: Uma História Não Contada” foi contemplado pelo Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2022 e será exibido nesta quarta-feira (30), às 19h, na Casa de Memória Transxingu. O documentário narra a trajetória de resistência do povo Xipaya e Kuruaya da TI Cachoeira Seca (Altamira), a partir da história de Maria Yawaidu, a última falante viva de seu povo.

Antônio Chipaia é cacique da comunidade Cupi e dirigiu o filme, que retrata a história de sua avó. A proposta foi incentivada pelo Programa de Fortalecimento Institucional (PFI), em uma atividade sobre demandas de projetos. Logo, o projeto foi inscrito no edital da Fundação Cultural do Pará e foi o único da região do Médio Xingu a ser aprovado. O total de inscrições chegou a quase mil.

A produção do documentário envolveu o Programa de Patrimônio Cultural Material e Imaterial (PPCMI). As gravações foram feitas em três aldeias Xipaya e Kuruaya da TI Cachoeira Seca: Kujubim, Cupi e Yarumê. O elenco do filme e entrevistados aproximaram a narrativa da identidade elementar dos indígenas que ali vivem. 

O lançamento é visto como uma oportunidade única de assistir ao filme, pois ele só ficará disponível em festivais e mostras de cinema pelo país. Além disso, a conclusão do filme traz novos horizontes para o cinema indígena, com narrativas premiadas em diversos espaços audiovisuais.


Serviço


Lançamento do filme “Iriri: Uma História Não Contada”


Data: 30 de novembro

Horário: 19h

Local: Casa de Memória Transxingu