Notícias

Curro Velho abre exposição “Matrizes Ancestrais: Passado e Presente” nesta segunda (28)

Por Kalylle Isse (FCP)
25/11/2022 15h37 - Atualizada em em 01/12/2022 15h26

O Curro Velho, espaço da Fundação Cultural do Pará, abrirá a exposição “Matrizes Ancestrais: Passado e Presente” nesta segunda-feira (28), às 10h. A mostra terá cerca de 100 obras, entre pinturas, fotografias, objetos em cerâmica e publicações da Biblioteca Carmen Souza. O período de visitação se estenderá até o dia 6 de janeiro, das 9h às 17h, com entrada franca.

A exposição, com curadoria de Ednaldo Britto e técnicos do Curro Velho, retrata temas como a Independência do Brasil, o Círio de Nazaré e as produções culturais da Amazônia. Os objetos foram produzidos em oficinas regulares e cursos de extensão promovidos pelo Núcleo de Oficinas Curro Velho e Casa da Linguagem nas doze regiões de integração do Estado e nas comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e extrativistas.

Além dos importantes saberes produzidos pelas comunidades tradicionais da Amazônia paraense, “Matrizes Ancestrais” apresenta como referências os escritos do antropólogo e educador Darcy Ribeiro, da socióloga e professora Violeta Loureiro e do jornalista, escritor e poeta Vicente Franz Cecim.

De acordo com o curador Ednaldo Britto, a temática da mostra foi construída a partir do acervo dos espaços culturais da FCP e também se relaciona diretamente com o Dia da Consciência Negra, visto que a "matriz africana" de formação da sociedade brasileira é um elemento importante presente no contexto da exposição.

“Podemos afirmar que é uma exposição de arte e cultura material com propósito educativo, voltada para os educadores, alunos e visitantes que frequentam os espaços do Núcleo”, pontua o curador.

Durante a abertura, no dia 28 de novembro, ocorrerá uma apresentação geral da exposição e um bate-papo com os alunos das oficinas. 

 

Serviço

Exposição Matrizes Ancestrais: Passado e Presente


Abertura: 28 de novembro

Horário: 10h


Visitação: 28 de novembro a 06 de janeiro

Horário: das 9h às 17h

Entrada Franca 


Local: Nave do Curro Velho, Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287 - Telégrafo