A Fundação Cultural do Pará realiza, a partir desta quinta-feira (20), um conjunto de ações que visam promover a valorização da literatura paraense no município de Rondon do Pará, na região do Rio Capim. Denominada “Expedição Literária”, a programação oferece, até o dia 22 de outubro, diferentes atividades de fomento à leitura e ações de qualificação, ofertadas por instrutores locais em parceria com servidores da FCP.
Entre os dias 17 e 19 deste mês, a programação chegou até o município de Viseu, na Região de Caeté, em um cortejo criativo que levou oficinas e diferentes atividades culturais a três escolas da região, bem como a espaços públicos, tal qual o Mirante.
A Expedição Literária, que acontece desde 2019, tem o apoio das gestões públicas municipais e a colaboração de agentes culturais locais. A ação conta com oficinas de teatro, ilustração, contação de histórias, sarau literomusical e cinema itinerante, que ocorrem em escolas, praças, paróquias de igrejas e nos espaços das secretarias de cultura dos municípios.
Outra edição do projeto deve ocorrer em novembro, no município de Parauapebas, nos dias 10 e 11, e em Canaã dos Carajás, de 16 a 21, atividade que estará integrada à Festa Literária deste município.