Notícias

Fundação Cultural do Pará promove ações lúdicas de incentivo à leitura

Por Kalylle Isse (FCP)
26/08/2022 15h12 - Atualizada em em 18/10/2022 14h49

Uma amostra do trabalho realizado pelas bibliotecas da Fundação Cultural do Pará (FCP) vai ser levada ao público da 25ª Feira do Livro e das Multivozes, que inicia neste sábado (27). As atividades envolvem contação de histórias, teatro de bonecos e performances teatrais, tendo a literatura como mote, e algumas delas são realizadas regularmente ao longo do ano na Biblioteca Pública Arthur Vianna, em Belém, bibliotecas dos complexos comunitários e municípios paraenses.

O universo literário vai além da experiência de ler um livro, e se refere às conexões com narrativas, personagens e autores. Por isso, a FCP utiliza diversos recursos para fortalecer a literatura entre os paraenses.  Na Biblioteca Pública Arthur Vianna, por exemplo, existem programações mensais.

“Temos um espaço infantil e uma brinquedoteca, onde são realizadas atividades de promoção da leitura, como o projeto ‘Literatura para Gente Miúda em Verso e Prosa’, que consiste nas atividades de contação de histórias, teatro de fantoches, mini oficinas, performances literárias, entre outras. Esses eventos ocorrem mensalmente e recebemos muitas solicitações de escolas para participar das atividades e elaboramos uma agenda e atividades culturais, além das crianças que vão de forma espontânea”, explica Socorro Baia, coordenadora da Biblioteca Pública Arthur Vianna. O projeto atendeu mais de 120 crianças somente em 2022.

Em junho, a biblioteca participou da Festa Literária Internacional do Xingu/ Altamira, com um público atendido de 355 pessoas; e da Feira de Livros de Castanhal, com 390 pessoas participantes de espetáculos de teatro de bonecos, performances literárias, contação de histórias, gincana literária, atividades lúdicas.

Já nos complexos gerenciados pelo governo do Pará, as bibliotecas promovem ações próximas às comunidades em que estão inseridas. Na Cabanagem, Benedito Mendes, técnico pedagogo, que atua na biblioteca, conta que as atividades recreativas, além de estimularem a leitura, envolvem as crianças, enquanto as mães participam de cursos.

“As crianças são selecionadas na faixa etária de 0 a 12 anos de idade para diversas atividades. Fizemos oficinas de origami, pipas, contação de histórias para incentivar o hábito da leitura”, pontua Benedito. Flávio Henrique Silva, 12 anos, frequenta a biblioteca da Cabanagem. “Sou cadastrado na biblioteca e sempre participo das atividades que acontecem lá. Todos os dias têm leitura. Cada criança pega o livro que gosta, lê e depois faz uma atividade sobre a história para mostrar para a professora. Tem também contação de histórias. Eu adoro as histórias sobre lendas, como do Curupira e Matinta Pereira. Quero conhecer outras lendas que ainda não li”, afirma o menino.

Feira do Livro

As ações da FCP na Feira do Livro ocorrerão nos dias 27 e 28 de agosto, e em 8, 3 e 4 de setembro. De acordo com Semias Araújo, técnico responsável pela Coordenação de Promoção da Leitura da FCP, informa que o órgão terá participação na Arena das Artes, voltada para o público infantil.

“Vai haver espetáculo de teatro de bonecos, performances teatrais e literárias e contação de histórias. Serão diversas atividades de incentivo à leitura realizadas pela Fundação. Uma das performances é o Livro Vivo, bem interessante, porque é o resultado do trabalho das bibliotecas dos complexos comunitários, coordenadas pela FCP, que é a interação efetiva com a comunidade”, afirma Semias.

Ele explica que “o personagem principal desta performance é a Vovó Tipiti, que conta suas histórias e causos. A escritora e personagem principal é Elenilda Pinta, uma senhora que frequenta a biblioteca da Cabanagem. Elenilda é escritora do bairro da Cabanagem, e faz parte do projeto ‘O Livro Vivo’, a ser apresentado na Feira Pan-Amazônica. 

A obra ‘As aventuras da Vovó Tipiti e o Menino Tipiti em Menino Tipiti e sua canoa voadora’, escrita por Elenilda trata da relação da autora com o neto dela e traz a importância do cuidado com a natureza. O livro foi ilustrado pela adolescente Sofia Moura, de 14 anos.

Programação da FCP na Feira do Livro:


27/08


Vozes dos Homenageados


9h30 - Espetáculo Teatro de Bonecos “O presente de Orvil”

10h30 - Um Presente muito Especial

11h - Projeto Cantando e Dançando no Mundo da Imaginação

14h - Lançamento do livro "Lótus de Luz" de Cleide Pereira

16h - Sessão de Autógrafos com Raimundo Nonato de Castro, autor do livro “História e Narrativa Visual na Tela: a Conquista do Amazonas de Antônio Parreiras (1905-1908)”

19h - Sessão de Autógrafos com Silvio Rodrigues, autor do livro “Enquanto De Angelis Não Vem” 


28/08


Vozes do Escritor Paraense


9h30 - Espetáculo Teatro de Bonecos “Contando Walcyr: A Procissão das 

Almas”

10h - Lançamento do livro “Louisa” de Thais Oliveira

10h30 - Sessão de Contação de Histórias com Yandra Galuppo, Kelly Velasco e Socorro Miranda

14h - Lançamento do livro  “II Antologia Rio Capim” de Natália Cruz

15h - Sessão de Contação de Histórias com Yandra Galuppo

16h - Sessão de Autógrafos com Ed Pessoato, autor do livro “O relógio maluquinho lá de casa”

19h - Lançamento do livro “Antologia Curuçalidades de produção dos Acadêmic@s”, do autor Manoel Alexandre


29/08


Vozes da Inclusão


19h - Bate-papo “Como publicar meu livro?” com a escritora Mary Oliveira 


30/08


Vozes da Cultura Popular 


16h - Sessão de Autógrafos com Guaracy Brito Junior, autor do livro “A origem do verde”

19h - Lançamento do livro “As 7 lendas cantadas por 1 caçador” do autor Guilherme Pimenta 


31/08


Vozes da Memória e do Patrimônio


19h - Lançamento do livro “Os sonhos de Presto”, do autor André Chagas 


01/09


Vozes Urbanas


16h - Lançamento do livro “Os riscos quase invisíveis do micro plástico”, dos autores Maria Lindalva Fernandes, Emarielle Coelho, José Eduardo, Raqueline Monteiro ;

Lançamento do livro “Atividades de educação ambiental na educação infantil: as contribuições do Centro Gênesis”, das autoras Lourdes Brazil e Maria Lindalva

19h - Lançamento do livro “O novelo de Sofia” de  Ângela Vasconcelos e Palas Vasconcelos Góes


02/09


Vozes da Infância


14h - Lançamento da obra “Textos literários da Escola de Reinserção social: Amor Eterno" de autoria dos escritores privados de liberdade da Org. Hélio Vasconcelos

16h - Sessão de autógrafos com Franciorlis Vianna, autor do livro “Caliginosa Máquina do Mundo”

19h - Sessão de autógrafos  com Benedito Pinheiro, autor do livro “Uma senhora chamada Lucas”


03/09


Vozes da Inovação


9h30 – O Livro Vivo: As Aventuras de Voví Tipiti e o Menino Tipiti"

10h - Lançamento do livro “Nada é Perfeito” de Herom Rodrigues 

10h30 - Espetáculo Teatro de Bonecos “Bom Dia Todas as Cores”

11h30 - Espetáculo Teatro de Bonecos “A Casinha do Tatu”

14h - Lançamento do livro “Voo do urubu” de  Fernando Muniz ;

Lançamento do livro “RAG: Isso é Barcarena”, dos autores Hélio Góes, Deusivaldo Góes e Deusimilson Góes

16h - Sessão de autógrafos com Luciana Brandão, autora do livro “Porta-voz”

19h - Sessão de autógrafos com Airton Souza Livro, autor do livro “O tumulto das flores”


04/09


Vozes da Amazônia


9h30 - Barca Encantada: Navegando pelas narrativas amazônicas

10h30 - Espetáculo Teatro de Bonecos “O apanhador de Açaí: Uma Fábula Amazônida”

11h - O mais Fantástico Ovo do Mundo