A Praça do Artista, localizada na sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), em Belém, vai receber a segunda edição do “Artes Negras em Movimento”, no dia 29 de setembro. O evento trará ao público uma caravana cultural gratuita, a partir das 17h, com oficinas de dança, percussão e capoeira, que serão ministradas por diferentes artistas paraenses.
O projeto, contemplado pelo edital Pauta Livre, da FCP, busca exaltar o protagonismo negro, mostrando as riquezas, diversidades, matrizes, simbologias e importância da identidade cultural afroamazônica.
Durante a programação, os visitantes poderão participar de aulas teórico-práticas em quatro modalidades com diferentes professores, são elas: dança afro-brasileira, com a Taynara Garcia; capoeira com a Carla Baía; percussão popular paraense com o Joelson Lopes e percussão afro-brasileira com a Katarina Chaves.
O “Artes Negras em Movimento” teve sua primeira edição em abril de 2021, ocorrendo de forma gratuita e 100% online por conta da pandemia de covid-19. A edição contou com o acompanhamento de um intérprete de libras e, de acordo com a produção do evento, a segunda edição não será diferente. Já que o projeto busca não só enaltecer as heranças culturais afro-brasileiras, mas ampliar seu acesso, entendendo o quanto se faz necessário essa aliança entre a arte, cultura e a língua brasileira de sinais.
Serviço
Artes Negras em Movimento - 2ª Edição
Dia: 29/09
Horário: A partir das 17h
Classificação: Livre
Entrada Franca
Local: Praça do Artista, Centur, na avenida Gentil Bittencourt, nº 650, no bairro de Nazaré, em Belém.
Programação
Oficina de percussão popular paraense
Horário: 17h às 18h
Oficina de capoeira
Horário: 18h às 19h
Oficina de percussão afro-brasileira
Horário: 19h às 20h
Oficina de dança afro-brasileira
Horário: 20h às 21h