Notícias

Galeria Benedito Nunes apresenta obras da exposição ‘Casas Flutuantes’ de artista paraense

Por Álvaro Frota (FCP)
18/07/2022 11h24 - Atualizada em em 13/10/2022 15h10

A Galeria Benedito Nunes, localizada na sede da Fundação Cultural do Pará, vai receber a exposição individual do artista paraense Igor Oliveira, “Casas Flutuantes: Estéticas da Arquitetura Popular”, no dia 21 de julho às 19h. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Branco de Melo 2022. O período de visitação será do dia 22 de julho a 26 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

As obras foram produzidas com diversas técnicas, que vão do stencil (moldes vazados) em papel até a instalação de “móbilis” de casas e outras arquiteturas. Ao todo serão 70 peças instaladas e 60 obras em molde vazado, técnica na qual Igor é especializado. A inspiração do artista vem de lugares que visitou, como Ajuruteua, Soure e Salvaterra, além da Região Metropolitana de Belém, principalmente o bairro do Jurunas, onde mora.

“Eu não represento uma imagem fotográfica das construções que vejo nesses lugares, nem mesmo faço fotografia para desenhar. Absorvo alguns pontos que acho interessantes das construções, faço rabiscos, anotações de cores, descrições de observação e a partir disso exalto essas arquiteturas”, ressalta Igor Oliveira.

Segundo o curador Thiago Lima de Souza, o objetivo da exposição é resgatar a memória e a vivência que traduzem o sentimento de pertencimento ao espaço urbano. “A obra de Igor Oliveira revela, de forma sensível, cenas, personagens e sensações de nosso entorno, signos presentes em nosso imaginário que perpassam por uma anamnese (resgate) de recordações coletivas aptas a demonstrar no interior do indivíduo as verdades essenciais e latentes que permeiam nossa relação com o conteúdo imagético urbano que nos cerca”, afirma.

Para Thiago, “o talento do artista celebra a cidade de cada um de nós, nossos caminhos, nosso entorno, nossos lugares de vivência como lugares de construção de nossa história, como objeto de múltiplas dimensões e significados intrínsecos ao indivíduo, como lugar de criação de nossas identidades e identificações, a revelar, a partir do que vemos, do que nos cerca, a influência em quem somos”, finaliza o curador.

Serviço

Exposição “Casas Flutuantes: Estéticas da Arquitetura Popular”, exposição individual de Igor Oliveira

Abertura: 21/07

Horário da abertura: 19h

Período de Visitação: 22/07 a 26/06 (segunda a sexta

Horário de visitação: 9h às 17h

Local: Galeria Benedito Nunes, Av. Gentil Bittencourt, 650, Nazaré.