A Fundação Cultural do Pará está participando da quarta edição da FLIX (Festa Literária Internacional do Xingu)

Por Álvaro Frota (FCP)
18/06/2022 15h10

A programação teve início na última quarta-feira (15) e vai até hoje (18), na Casa de Memória Transxingu, em Altamira. O evento apresenta como tema “A Literatura Infantil e Juvenil: desconstruindo preconceitos e abrindo novos caminhos” e conta com diversas atrações, incluindo shows, festas literárias e de artesanato, brinquedoteca, mesas de diálogo, entre outras.

Foram selecionados projetos de obras de autores paraenses através do edital, que está inserido no programa “Leitura por Todo o Pará”. O programa visa a valorização da literatura e editoras paraenses. Dentre as etapas do projeto, foram concluídas as aquisições dos livros e a entrega das cessões das obras, que começou em fevereiro deste ano. Segundo a Coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas do Pará, ligado à Diretoria de Leitura e Informação, Marinilde Barbosa, os relatos de experiência dos projetos foram feitos em roda de conversa no dia 16 de junho.

As primeiras informações foram dos municípios de Altamira, Medicilândia e Vitória do Xingu, para onde foram entregues 14 kits, contendo aproximadamente 500 livros cada. Dessa maneira, pôde-se vivenciar como os municípios farão uso dos materiais. “É uma forma de contribuir para a ampliação do acervo de bibliotecas públicas escolares, prisionais e hospitalares”, disse Marinilde.

Para a Coordenadora Biblioteca Pública Arthur Vianna, Socorro Baía, que também está envolvida na Festa, a quarta edição da FLIX mostrou um diferencial, pois “tem se ampliado no âmbito estadual e em especial na região de Xingu, com participação de diversos municípios da região”. Ela conta que a FLIX ampliou seus espaços físicos e potencializou suas atividades, com palestrantes vindos de Portugal e Moçambique. “É um evento que tem se fortalecido com as parcerias e a FCP este ano foi grande parceira no evento”, disse.

A Fundação Cultural do Pará tem atuado na programação através de oficinas e palestras, bem como outras atividades. Dos dias 16 a 18 de junho, acontece o Workshop de Contação de Histórias, no Laboratório de Linguagens/ Campus II. Outras atividades da Fundação incluem rodas de conversa e stand de publicações.

“Foi um momento de fortalecer as parcerias”, continuou Socorro, ao citar a presença do prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, e de representantes da UFPA e de outras autoridades do município. Ela destaca a importância socioeconômica e cultural da FLIX para o estado, dizendo que a Festa fortalece a arte literária e os autores paraenses e “incrementa a economia do município por meio da economia criativa regional”.

Na programação de hoje, último dia do evento, estão incluídas atividades acadêmicas, mesas redondas, e a Fundação continuará com workshop de contação de histórias, espaço lúdico e atividades de promoção da leitura, como teatro de fantoches e gincana literária.