A Fundação Cultural do Pará realiza nesta quinta- feira, 30, às 20h, por meio da Casa das Artes, o projeto Roda Palavra, que vai reunir os autores Antônio Moura e Vicente Franz Cecim. Este último, abordará dentro da temática “Processos Criativos em Literatura”, a construção de seu livro “Breve é a Febre da Terra”, premiado e editado através Prêmio Haroldo Maranhão de Romance de 2014, do antigo Instituto de Artes do Pará (IAP).
A ideia do projeto é aproximar o público, através de rodas de conversa, dos autores contemplados com prêmios literários do então IAP, hoje chamado Casa das Artes. O encontro, inicialmente marcado para acontecer apenas com Vicente Franz Cecim, agora marca o encerramento da oficina de poesia realizada por Antônio Moura, de 27 a 30 de abril, na Casa das Artes, permitindo a colaboração também deste autor. A programação é aberta ao público.
Vicente Cecim, além de escritor, é cineasta e jornalista, começou a escrever livros quando era criança e, adulto, começou a filmar. Segundo ele, o evento será uma oportunidade de dialogar sobre o processo solitário de criação de uma obra literária. “Vou falar sobre o que me levou a iniciar o livro, as mudanças ao longo da escrita, o exercício da criatividade”, destaca.
Criado em 2002, o prêmio fornece a cada autor contemplado uma tiragem de mil exemplares, com liberdade para que esta obra seja levada para o mercado nacional e internacional. Desde a primeira edição, o prêmio também já contemplou os escritores Adriano Barroso, Walter Freitas e Guaracy Brito.
Serviço
O Projeto Roda Palavra, com participação dos escritores Vicente Cecim e Antônio Moura, acontece nesta quinta-feira, 30, às 20h, no Auditório da Casa das Artes (Nazaré, ao lado da Basílica). O evento é aberto ao público.