Fonte: Da Redação/Agência Pará de Notícias
Atualizado em 24/04/2015 18:00:00
A Fundação Hemopa continua enfrentando dificuldades com a redução do comparecimento de candidatos à doação de sangue, neste início de ano. O período de intensas chuvas está entre os motivos da diminuição de voluntários. Durante todo o feriado de Tiradentes, quando a sede do hemocentro esteve aberta a doadores nos dias 20, 22 e 23, foram coletadas 652 doações de sangue, número que ainda ficou abaixo da meta de 300 coletas diárias.
Na manha desta sexta-feira, 24, militares voluntários do I Comando Aéreo Regional da Aeronáutica (I Comar) participaram de ação coletiva de doação de sangue na sede do hemocentro. Já na manhã deste sábado, 25, será a vez dos funcionários da empresa Dínamo participar de campanha interna realizada pela empresa em parceria com a Fundação Hemopa. Ações como essas são fundamentais para aumentar o estoque de sangue no hemocentro, que está com apenas 40% da capacidade de atendimento.
O militar José Eduardo da Silva Oliveira, que possui este tipo sanguíneo A Negativo disse que a sensação de ajudar outras pessoas é muito boa. “Sempre que posso estimulo colegas para reforçar o estoque do Hemopa”. O colega de farda Dilan Vitor Pereira Lobato, 20, revela que a doação voluntária sempre marcou a trajetória de doador. “Me sinto ótimo em saber que eu estou ajudando outra pessoa, me sinto importante em contribuir.”
A gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, agradece pelas doações de sangue e reitera que trata-se de um ato com objetivo nobre: salvar vidas. “A doação de sangue é gesto altruísta, solidário. E tão importante quanto a doação é a veracidade das informações prestadas ao longo do processo da triagem do candidato”, observou.
Critérios – Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto e estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três. Adolescentes de 16 e 17 anos só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na Trav. Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 h; e aos sábados, das 7h30 às 17 h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, na BR-316, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 h; e aos sábados, das 7h30 às 17 h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280-8118.
Texto: Vera Rojas/Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará