Uma turma de 15 alunos participa da segunda oficina de restauro bibliográfico, que terá duração de um mês na sede da Fundação Cultural do Pará (FCP). A oficina de restauro será realizada até o dia 15 de maio, com exposição dos trabalhos no final do curso.
O objetivo do curso é qualificar acadêmicos, profissionais de biblioteca e demais interessados na restauração dos acervos bibliográficos. Segundo o instrutor da oficina de restauro da FCP, Waldinei Romamo, nesta nova turma houve uma boa quantidade de alunos inscritos. “Estou bem otimista com relação ao primeiro dia de aula, pois os alunos mostraram-se muito participativos com a oficina”, declara o instrutor.
“Buscamos esclarecer aos alunos que nossa metodologia de ensino, com as oficinas, é diretamente com a prática. Onde apresentamos toda a característica de um livro degradado, o que ele precisa receber para manter sua conservação. E para os próximos dias, esperamos atender o máximo de necessidades que um acervo bibliográfico precisa para sua conservação e no final ouvir bons depoimentos dos alunos”, informou Waldinei Romamo.
A estudante de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará, Arlete dos Santos, está participando da oficina de restauro pela segunda vez e diz que busca com os conhecimentos adquiridos agregar mais valor na área que pretende atuar. “No primeiro dia de aula, aprendi com o instrutor como higienizar os livros, separar as folhas para serem costuradas e recolocar a capa”, relatou a universitária.
O professor de língua portuguesa e acadêmico de biblioteconomia, Arthur Gama, está participando da oficina de restauro com o objetivo de aprender como restaurar arquivos de livros. “O processo de restauro é uma atividade diferente do que eu pensava. É interessante que o usuário tenha o conhecimento de como é feita a confecção e restauro dos arquivos de livro. Pretendo levar os conhecimentos adquiridos para a escola que leciono, colaborar na conservação de nosso acervo”, explica o professor.
Para o mês de maio serão ofertadas 15 novas vagas para a oficina de restauro, que será realizada de 18 de maio a 8 de junho de 2015. As inscrições iniciam nesta quarta-feira, 22, e podem ser feitas na Coordenadoria de Processos Técnicos, localizada no 4º andar, da FCP, ou pelo telefone 3202-4377. Atendimento das 9h às 13h. Como pré-requisito, o aluno deve ter idade mínima de 18 anos.