Fundação Cultural incentiva a leitura pelo interior do Pará

Por Editor FCP (x Mentor Suporte)
17/04/2015 17h39

A Coordenadoria de Promoção da Leitura, da Fundação Cultural do Pará, chega à segunda quinzena de atividades com projetos de leitura nas escolas e praças, além de oficinas de capacitação dos professores da rede pública de ensino do interior do Estado. Nesta quinta-feira, 16, ela leva o projeto “Caravana da Leitura” à Escola Municipal Professor Angelus Nascimento, na Ilha de Mosqueiro, para integrar a “Semana Literária” organizada por alunos e professores.

Na sexta-feira, 17, a Caravana se dirige para o município de Bujaru, onde desenvolverá suas atividades educativas e lúdicas na Escola Municipal Isabel Braga de Sousa, como parte do “Projeto Nossa Sala de Leitura”. O coordenador do projeto, Semias Araújo, explica a dinâmica desta programação: “Além da biblioteca itinerante – intalada em um ônibus – levamos até os locais uma programação paralela de fomento à leitura, com teatro de fantoches, pintura e jogos literários”.

A mesma equipe, formada por seis técnicos em arte-educação, se desloca com o ônibus-biblioteca até Ananindeua, no próximo domingo, 26, para participar do “Projeto Cultura na Praça”, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura Esporte, Lazer e Juventude. “Além dos lugares que agendamos, recebemos convite de secretarias, agentes culturais e espaços de lazer para levar a nossa programação”, explica Semias. A ação será realizada no complexo esportivo e de lazer da Cidade Nova 8.

Capacitação

No período de 27 a 30 abril, os municípios de Santo Antonio do Tauá e Curuçá recebem a “Oficina Literária”, da Coordenadoria de Promoção da Leitura da FCP, para a capacitação de novos facilitadores de leitura. A atividade é desenvolvida em parceria com as Secretarias Municipais de Educação. “Trabalhamos em cima de conceitos e recursos para o fomento à leitura junto aos públicos infantil e adulto. As atividades são voltadas especificamente para professores da Educação Infantil e terão carga de 32 horas, com aulas nas bibliotecas públicas destes municípios.

Serviços: Mais informações sobre as atividades Cda oordenadoria de Promoção da Leitura, da Fundação Cultural do Pará, pelo fone (91) 3202-4302.