Teatro Waldemar Henrique recebe lançamento do doc pelos 30 anos do "Balanço do Rock"

Por Editor FCP (x Mentor Suporte)
17/04/2015 17h38

As comemorações pelos 30 anos da Rádio Cultura FM começam oficialmente nesta sexta-feira, 17. A banda Cravo Carbono, uma das mais prestigiadas da cena paraense e que estava há sete anos sem tocar, é atração especial do programa “Conexão Cultura Ao Vivo”, às 10h30, com transmissão pela TV, Rádio e Portal Cultura. Às 19h, no Teatro Waldemar Henrique, será a vez do lançamento do documentário “Balanço do Rock – A mais tribal de todas as festas”, que conta a história do programa que completa 25 anos no ar. O lançamento terá um show com integrantes de várias bandas paraenses. A TV Cultura exibe o documentário às 20h.

Após um hiato de sete anos, o Cravo Carbono se reuniu especialmente para esta homenagem ao aniversário da Rádio Cultura. O vocalista Lázaro Magalhães conta que a emissora sempre fez parte da história da banda, não somente abrindo espaço para as músicas na programação, mas incentivando a produção e o registro de material. O primeiro disco oficial do Cravo, “Peixe Vivo”, nasceu a partir de um  projeto da rádio, chamado “Conteiner”, que levou várias bandas locais para o estúdio Edgar Proença.

“Depois pegamos esse material e transformamos em disco, com lançamento independente e tiragem de 1,5 mil cópias. Já havíamos gravado o ‘Mundo Açu’, que era praticamente uma demo. Então o ‘Peixe Vivo’ foi o nosso primeiro disco valendo. Isso foi há 15 anos. Voltar agora e retomar esse repertório, participando do aniversário da rádio, é uma enorme alegria pra gente”, diz Lázaro.

A notícia da “volta do Cravo” movimentou as redes sociais, mas o vocalista e letrista diz que não há nada planejado. “Estamos bem relaxados quanto a isso. Ninguém está planejando nada, estávamos há muito tempo sem tocar juntos. O que vier é lucro”, explica. Para a apresentação no “Conexão Cultura Ao Vivo” desta sexta-feira, o Cravo retorna com sua formação original, com Lázaro no vocal, Pio Lobato na guitarra, Vovô na bateria e Bruno Rabelo no baixo.

Documentário

Lançado em agosto de 1990, inicialmente como uma série sobre a história do rock, o programa "Balanço do Rock" vai completar 25 anos no ar, sem interrupção. Essa história virou um documentário, produzido pela TV Cultura, com direção de Robson Fonseca. O lançamento será nesta sexta-feira, 17, às 19h, no Teatro Waldemar Henrique, com exibição às 20h pela TV Cultura.

"Balanço do Rock, a mais tribal de todas as festas" registra em depoimentos e imagens a trajetória do programa que abriu espaço para dezenas de bandas locais. "É como reviver a história do rock paraense, desde os lendários shows no Teatro Waldemar Henrique, passando pelas três edições do festival Rock 24 Horas. Depois de gravar as entrevistas, fui pesquisar no arquivo da TV Cultura, que reúne um material incrível. É um acervo que nenhuma outra emissora possui. Nesse sentido, me senti privilegiado”, conta Robson Fonseca, que em 2012 dirigiu o documentário "Pau e Corda - Histórias de Carimbó", também com selo da TV Cultura.

O documentário tem fotografia de André Mardock e Samuel Rodrigues, luz de Gilberto Bessa e produção de Felipe Cortez. Além dos idealizadores e apresentadores do programa, integrantes de várias bandas também deram depoimentos, como Roosevelt Bala, do Stress; Jayme Katarro, do Delinquentes; Giovani Villacorta, do Norman Bates; e Sammliz, do Madame Saatan, assim como o empresário Ná Figueredo, outro grande apoiador do rock paraense.

A reunião de tanta gente bacana acabou resultando numa banda para gravar a trilha sonora do documentário, reunindo clássicos como "Metal City", do DNA; "Planeta dos Macacos", do Delinquentes; "Noé", do Norman Bates; e "Beirute", do Insolência Públika. Formada por Camillo Royale (guitarra), Elaine Valente (guitarra), Sydney KC (contrabaixo) e Neto (bateria), a “banda do doc” traz nos vocais Jayme Katarro, Giovani Villacorta, Bruno Carrera, Norah Valente, Roosevelt Bala e Zé Lucas.

No lançamento, haverá um pocket show, no mesmo local que abrigou performances históricas, o Teatro Waldemar Henrique. O show tem roteiro e direção de Beto Fares e produção de Felipe Cortez e Regina Silva. A Rádio Cultura FM fará a transmissão ao vivo, com apresentação de Lucas Padilha e Raul Bentes, que desde 2011 assumiram o "Balanço do Rock". Os ingressos estão sendo sorteados durante a programação da emissora.

Serviço: 30 anos da Rádio Cultura FM. Nesta sexta-feira, dia 17, às 10h30, programa “Conexão Cultura Ao Vivo”, com a banda Cravo Carbono, no Estúdio Edgar Proença. Às 19h, no Teatro Waldemar Henrique, lançamento do documentário “Balanço do Rock – A mais tribal de todas as festas”, de Robson Fonseca/ TV Cultura. Entrada gratuita com distribuição de ingressos durante a programação da emissora. A TV Cultura exibe o documentário às 20h.

Fonte: Da Redação/Agência Pará de Notícias
Atualizado em 16/04/2015 14:35:00