Projeto Circuito das Artes leva oficinas à escola do Outeiro

Por Editor FCP (x Mentor Suporte)
17/04/2015 17h36

Oficinas de música, grafite, fotografia, malabares e criação de figurinos são algumas das atividades que serão levadas à Ilha de Outeiro dentro do projeto Circuito das Artes, da Fundação Cultural do Pará. O projeto tem o patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e do Banpará, e pelo seu caráter itinerante leva oficinas para alunos da rede pública de ensino e comunidade em geral, por meio de seus centros e conselhos comunitários.

A instituição a ser atendida desta vez é a Escola Estadual Colônia do Fidélis, localizada na periferia do distrito, onde estudam 350 alunos. “Recebemos a visita de um representante do projeto, que nos indicou a atividade. A proposta pedagógica da escola, que se baseia no tema “construindo comunidade de valores”, já trabalha várias oficinas dentro do programa 'Mais educação', por isso decidimos trazer as atividades do projeto da FCP para acrescentar ao que já vem sendo feito. Fizemos uma pesquisa com os alunos sobre qual a atividade de maior interesse, para que o curso contribuísse com a formação do aluno”, explica Pimentel.

Wagner Cerejo, instrutor da oficina de grafite, completa: “Aqui na Colônia do Fidélis já são 10 dias de oficina. O grafite é algo que eles nunca viram, e o contato com a arte abre uma nova perspectiva e cria um outro universo. Eles se interessam mesmo, e o grafite sempre está entre as oficinas escolhidas porque é algo diferente do cotidiano deles. Não está na vivencia deles, então é inovador.”

Sobre o projeto - Desde 2013, o projeto já percorreu 38 bairros de Belém e Região Metropolitana, como Jurunas, Guamá e Terra Firme – na capital – e também das cidades de Ananindeua, Marituba, Santa Izabel do Pará e Santa Bárbara do Pará. O público-alvo são os alunos das escolas públicas municipais e estaduais, que já somam 61 atendidas. O Circuito das Artes soma em torno de 129 oficinas ministradas envolvendo diversas linguagens artísticas, como artes plásticas, iniciação à fotografia e dança de rua e regional, entre outras, atendendo mais de 2.470 alunos e população em geral por meio de ações em 17 centros comunitários. Foram envolvidos nas oficinas mais de 100 profissionais.

O encerramento das oficinas do projeto Circuito das Artes está marcado para o dia 25 de abril, com uma mostra de resultados de todas as oficinas realizadas no Distrito. A programação será realizada no estacionamento da Praia Grande, das 15h às 21h, com participação do grupo de teatro Fênix e Boi Misterioso de Taiateua entre outras atrações.