Sistema Estadual ajuda a recuperar a biblioteca municipal de Nova Esperança do Piriá

Por Editor FCP (x Mentor Suporte)
16/04/2015 17h26

Após três anos de desativação, a biblioteca de Nova Esperança do Piriá, município localizado na região do Capim, volta a abrir as portas para o público nesta sexta-feira, 17, com cerimônia de inauguração às 9h, em novo endereço. O espaço passa, com esta reformulação, a atender pelo nome de Biblioteca Pública Municipal Mauro Ferreira. E durante toda esta semana, ocorre no município a programação de capacitação dos funcionários.

Essa retomada teve o apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas Pública (SEBP), da Fundação Cultural do Pará. “Sempre ligamos para as bibliotecas e espaços de leitura que existem no Estado para saber se está tudo funcionando bem e verificamos que, por falta de espaço para funcionamento, ela estava desativada”, explica a bibliotecária Marinilde Barbosa, da SEBP.

Assim que souberam da situação, representantes do SEBP iniciaram as negociações com a administração municipal para reabertura da biblioteca à comunidade. “Essa é uma iniciativa permanente nossa. É preciso colocar a leitura na agenda de prioridades da Prefeitura. A partir do momento que ela aceita, passamos a dar toda a assessoria técnica acerca dos encaminhamentos e investimentos que devem ser feitos”, explica Guilherme Relvas, coordenador do SEBP.

Foram investidos pela gestão municipal cerca de 50 mil reais em melhorias estruturais, aquisição de mobiliário, equipamentos e livros. “Temos o cuidado de elaborar o projeto dentro de uma perspectiva do que o município pode dispor em termos de recursos”, destaca Guilherme Relvas. O acervo ainda foi ampliado com a doação de 1.100 volumes doados pela Fundação Cultural do Pará, totalizando 2.500 exemplares. “Foi adquirido todo um acervo infantil, juvenil e audiovisual comprado com nossa orientação e seleção especializada”, completa.

Ao longo desta semana, o programa de capacitação dos funcionários incluirá oficinas de “Organização de Acervo” e “Automação de Bibliotecas” (parte do projeto Biblivre), além de treinamento especifico para atendentes de bibliotecas que serão ministradas pela equipe da Diretoria de Leitura e Informação da Fundação Cultural do Pará, com carga total de 40 horas. Assim que for entregue, a biblioteca passará a atender de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

“Nosso grande foco será a leitura, voltado principalmente a crianças e jovens. Além do atendimento na biblioteca, queremos levar atividades de incentivo à leitura até as escolas do município. Teremos também diversas atividades culturais realizadas em nosso ‘Cantinho da Leitura’ e na sala de audiovisual para que o usuário se sinta bem. E buscamos atender quem já saiu do Ensino Médio e ainda está pensando na escolha profissional, dando a eles orientação”, destaca Zulene de Oliveira, coordenadora da nova biblioteca municipal.

Serviço: Inauguração da Biblioteca Pública Municipal Mauro Ferreira. Dia 17 (sexta-feira), às 9h. Endereço: Rua João Paulo II, 511, Centro – Nova Esperança do Piriá. Aberto ao público.