A Fundação Cultural do Pará exibirá a partir desta quarta-feira, 15, um dos maiores clássicos da história do cinema polonês,“Ida”, do diretor Pawel Pawlikowski, que traz no elenco as atrizes Agata Kulesza e Agata Trzebuchowska. A programação segue até o dia 26 de abril, com sessões a partir das 19h - à exceção do domingo, quando será exibida em dois horários, às 17h e às 19h -, no Cine Libero Luxardo (andar térreo do Centur). A classificação é de 14 anos. Com o projeto Platéia, a primeira sessão do longa metragem é gratuita para estudantes. O valor dos ingressos custam R$ 8,00.
A história começa com a jovem noviça Anna (Agata Trzebuchowska), que às vésperas de assumir seus votos e compromissos como freira no convento onde foi criada, é levada por sua Madre Superiora (Halina Skoczynska) a conhecer sua única parente viva - a tia Wanda (Agata Kulesza), uma mulher cínica e mundana, defensora do Partido Comunista, que revela segredos sobre o seu passado. O nome real de Anna é Ida, e sua família era judia, capturada e morta pelos nazistas. Após essa revelação, as duas resolvem partir em uma jornada de autoconhecimento, para descobrir o real desfecho da história da família e saber a que nicho da sociedadse pertencem.
“Ida” é vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Relatos Selvagens – A pedidos do grande público que lotou o Cine Líbero Luxardo nas últimas semanas, a gerência do Cine Líbero traz de volta nesta semana sessões extras do filme “Relatos Selvagens” com sessões de quarta a sábado, às 17h, e no sábado e domingo, às 20h45. Ingressos a oito reais, com meia entrada para estudantes. Informações 3202-4321.