Entre as diversas oficinas realizadas no Curro Velho – que está com inscrições abertas até o próximo dia 10 (sexta-feira) –, mais de 30 são voltadas para as artes visuais. Entre os destaques, as oficinas de desenho e pintura, para crianças entre 7 e 12 anos; de customização em vidros, maquete em miriti e moda e reciclagem de materiais, e as que misturam diversas técnicas, como desenho, xilogravura, pintura e serigrafia.
A artista Carla Beltrão ministrará no Curro Velho a oficina de gravura em tecido, técnica que já desenvolve em seu ateliê. “Essa técnica nasceu de uma pesquisa que desenvolvo há 17 anos, e partiu do meu envolvimento com a xilogravura – gravação na madeira. É uma técnica que abre um leque de possibilidades, que pode ser usada como artigo artístico, decorativo e/ou utilitário. Pode ser usado para decorar toalhas de mesa e cortinas, como revestimento. No meu caso, de uso artístico, utilizo como matriz da minha xilogravura”, conta Carla Beltrão.
As aulas das próximas oficinas estão marcadas para o período de 13 de abril a 06 de maio, com turmas pela parte da manhã e à tarde.
Novo olhar - Todas as oficinas de artes visuais vêm trabalhando um olhar sobre Belém, pensando no aniversário de 400 anos de fundação da cidade, comemorados em 2016. “Nas oficinas estou instigando e treinando o olhar dos alunos para a pesquisa do cotidiano da cidade, trabalhando símbolos universais com os traços da cultura marajoara, tapajônica, de azulejos portugueses e do desenho dos gradis dos casarões”, explica Carla Beltrão.
Izabel Pereira, 63 anos, aluna da oficina de gravura em tecido, afirma que o aprendizado foi maravilhoso. “O processo não é difícil. Você pode utilizar o resultado da gravura nos tecidos em camisas, cama, mesa e banho, vidro, madeira. Quando nós começamos a produzir, surge um universo de ideias para desenvolver o trabalho”, afirma.
Na última quarta-feira (1º) os alunos participaram do encerramento das oficinas realizadas em março. Houve apresentação dos alunos de música, dança, teatro e exposição dos trabalhos realizados nas oficinas de artes visuais, como pintura, desenho, gravura e serigrafia.
Inscrições – As oficinas são gratuitas para alunos de escolas públicas da Educação Básica, so Ensino Fundamental e Ensino Médio, e também dos Infocentros. É necessário apresentar o comprovante de matrícula no ato da inscrição. Para universitários, alunos de escolas particulares e demais pessoas é cobrada uma taxa de R$ 20,00.
As inscrições devem ser feitas na secretaria do espaço onde ocorrerá a oficina escolhida: Curro Velho, na Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287, Bairro do Telégrafo, ou na Casa da Linguagem, na Avenida Nazaré, 31, esquina com a Assis de Vasconcelos. Mais informações em www.fcp.pa.gov.br ou pelo fone (91) 3184-9100.