Notícias

Campanhas de arrecadação de livros incentivam a prática da leitura

Por Editor FCP (x Mentor Suporte)
07/04/2015 16h58

Cinco instituições da Região Metropolitana de Belém e uma de Barcarena, no nordeste do Estado, receberam os 1.014 livros arrecadados pela campanha “Soprando Letras”, idealizada pela jornalista Iaci Gomes, 23. O projeto, criado em razão do aniversário dela, em março deste ano, mobilizou as redes sociais durante um mês e arrecadou títulos de diversos gêneros, destinados a entidades que trabalham com o incentivo à leitura.

“De romance a livro didático. De enciclopédia a best-sellers. O número de livros arrecadados foi muito além do esperado. Estimava arrecadar no máximo 100 livros, mas como o projeto acabou crescendo de uma forma surpreendente, graças à mobilização de amigos e família, o saldo foi muito mais que positivo. Foi emocionante”, diz a jornalista. Entre as entidades beneficiadas estão a Biblioteca Arthur Viana, da Fundação Cultural do Pará, Espaço Alubar, Espaço Nossa Biblioteca, organização não governamental (ONG) No Olhar, Casa Espiritual Lar da Criança e Imprensa Oficial do Estado, pelo projeto Livro Solidário.

“Ver esses livros chegarem às mãos de outros leitores é muito gratificante. Saber que um livro que estava deixado de lado na estante de casa vai continuar tendo uma vida útil para muita gente é o maior aprendizado dessa campanha”, afirma Iaci, que já faz planos para uma segunda versão do “Soprando Letras”.

Parcerias – Criado em 2003, pelo Núcleo de Articulação e Cidadania do Governo do Pará, o programa Livro Solidário é um dos melhores exemplos de distribuição de livros promovidos pelo Poder Público no Estado. Coordenado pela Imprensa Oficial desde 2011, o projeto já soma mais de 15 mil livros arrecadados. “O principal objetivo é levar leitura a quem não tem acesso. Por isso, além da campanha de doação, o projeto também trabalha com a implantação de espaços de leitura nas comunidades. Também já implantamos seis espaços de leitura na Região Metropolitana de Belém”, diz a coordenadora do Livro Solidário, Carmen Palheta.

Segundo ela, o sucesso das arrecadações se deve à participação da sociedade e às diversas entidades parceiras do projeto. “As parcerias são fundamentais. Fora a principal, que é a sociedade civil, temos a ajuda de diversos órgãos, como Secretaria de Educação, Rede Cultura de Televisão, Sociedade Bíblica do Brasil e a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe). É graças a esses apoios que mantemos vivo esse projeto”, destaca Carmen.

Após serem arrecadados, os livros doados na sede da Imprensa Oficial, em Belém, passam por um processo de triagem – que conta com higienização e catalogação – para em seguida serem encaminhados a escolas e bibliotecas públicas. “Temos a preocupação de repassar os livros no melhor estado possível. Por isso, quando essas publicações chegam aqui, elas são avaliadas. Em casos de livros com capa muito deteriorada, produzimos uma nova capa, aqui mesmo na gráfica da Ioepa”, afirma a assessora técnica da Imprensa Oficial Lucila Girão.

Doações – Na área da literatura infanto-juvenil, a Fundação Cultural do Pará faz há quase dez anos uma campanha específica de doação de gibis e livros infantis. Segundo a bibliotecária Suzana Tota, a arrecadação de publicações – cujo ponto alto é no mês de março, durante o aniversário da Biblioteca Arthur Viana – funciona durante o ano todo. “Independentemente da campanha, a FCP recebe mensalmente cerca de três mil publicações, número que nos deixa bastante felizes, pois mostra o resultado da seriedade desse projeto”, ressalta.

Além de renovar o acervo da gibiteca e da biblioteca, o material arrecadado é ofertado exclusivamente para instituições que trabalham com projeto de leituras voltado para crianças. “A ideia é criar uma cultura de doação de livros perene, independente de datas comemorativas, e fazer com que cada vez mais crianças e adolescentes tenham acesso à literatura”, ressalta Suzana.

As doações para o projeto Livro Solidário podem ser feitas na sede da Imprensa Oficial do Estado, na Travessa do Chaco, 2.271, anexo ao prédio da TV Cultura, no bairro do Marco, em Belém. Mais informações pelos telefones (91) 4009-7847 e 4009-7800 ou pelo e-mail livrosolidario@ioe.pa.gov.br. A Biblioteca Pública Arthur Viana fica na Avenida Gentil Bittencourt, 650, em Nazaré. Mais informações: (91) 3202-4379 e 3202-4307.