O Cine Líbero Luxardo exibe nesta terça-feira, 07, em duas sessões - às 17h e 19h30 -, o filme “O Iluminado”, dirigido por Stanley Kubrick. Com entrada franca,a produção dispensa apresentações. Produzido entre 1979 e 1980, a obra cinematográfica é resultado de uma adaptação do livro homônimo de Stephen King, celebrado autor americano conhecido por suas histórias de suspense e terror.
A fita por si só já constituiria um clássico, considerando a contribuição de Stephen King e Stanley Kubrick, cineasta americano que entrou pra história com obras como “2001, uma odisséia no espaço”, “Laranja Mecânica” e “Nascido para matar”. Contudo, a escalação de Jack Nicholson para dar vida ao protagonista Jack Torrance, acabou por carimbar definitivamente a presença de “The Shining” nas listas de melhores filmes de suspense e terror da história do cinema.
Mais do que produzir um clássico, Kubrick, como sempre, inovou. “O Iluminado” foi uma das primeiras obras cinematográficas a usar a “steadicam”, um sistema onde a câmera é acoplada ao corpo do operador, e serve para estabilizar as imagens produzidas, dando a impressão de que a câmera flutua. Uma das cenas onde é usado o “steadicam” é a que Danny, filho do protagonista, anda de triciclo pelo corredor onde encontra as gêmeas.
Curiosidades - A obra se passa num gigantesco hotel, The Timberline Lodge, no Oregon, e os cenários interiores do Hotel Overlock (como se chama no filme) foram construídos no Elstree Studios, em Londres.
Que Kubrick é perfeccionista todo mundo sabe. A cena em que Wendy (Shelley Duvall) sobe as escadas de costas segurando um bastão de beisebol foi rodada 127 vezes, até que ficasse do jeito que ele queria. Só pra ilustrar, mais de 400 mil metros de negativos foram rodados, e Kubrick aproveitou apenas 1% de tudo que filmou.
Título original: The Shining / Direção: Stanley Kubrick / Ano: 1980 / Duração: 144min / Gênero: Terror / Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd / Sinopse: Durante o inverno, um homem é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher e seu filho. Porém, o continuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornando cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.
Serviço: “O Iluminado” será exibido na sessão especial (toda primeira terça-feira do mês), na terça-feira, 07, às 17h e 19h30. Entrada franca.